Escola Marechal Deodoro recebeu trabalho de prevenção e de combate à violência contra a mulher pelo CRM

Aconteceu na manhã do dia 25 de maio, na sede do Centro de Referência da Mulher (CRM) Pricila Selau a sequência do trabalho de prevenção e de combate à violência contra a mulher, com os estudantes de ensino médio da Escola Estadual de Ensino Básico Marechal Deodoro.

A atividade deu início com a fala do secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Fábio da Rosa, que pontuou o papel do homem no combate à violência contra a mulher. Citou o movimento Laço Branco, criado em 1991 que reuniu um grupo de homens canadenses que repudiavam a violência contra a mulher, além do símbolo do Laço Branco, eles também adotaram como lema jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos diante dessa violência.

Os soldados Cimara Carpes Obem Grundler e Rafael Machado Medeiros, da Patrulha Marida da Penha, esclareceram sobre o papel da Brigada Militar na Rede de Proteção à Mulher.

A psicóloga do CRM e vice-presidente do COMDIM, Vania Gisleine Schmitz, durante a sua fala orientou sobre os tipos de violência e sobre relacionamentos tóxicos.
A estudante e integrante do Projeto Primeiros Socorros Salvando Vidas, Maria Giovana de Aguiar Duarte, teve a sua participação falando sobre a Lei Maria da Penha.

“É com grande satisfação que recebemos a demanda, pois são essas iniciativas externas que contribuem para o trabalho de prevenção e para uma sociedade menos violenta”, afirma a diretora do CRM e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), Helvia Sanae Mano.

O foco é diminuir os casos extremos e trabalhar com a prevenção e empoderamento das mulheres, reforça a diretora Helvia, que agradece o excelente trabalho e a parceria da Brigada Militar, através da Patrulha Maria da Penha, ao prefeito Carlos Souza por apoiar as ações de prevenção, a presença da conselheira representando o COMDIM, Joelci de Souza Alianiello e a professora Andréa Mello.