CRM Pricila Selau participou de reunião do Comitê Intermunicipal de Fortalecimento da Rede de Política para as Mulheres do Rio Grande do Sul

Na manhã desta segunda-feira, 26 de maio, aconteceu uma reunião com a coordenadora de Políticas para as Mulheres de Viamão, Ana Oliveira, a diretora Helvia Sanae Mano e as assistentes sociais Jorgina Cardoso Ribeiro e Vera Maria Oliveira Policarpo, que integram a equipe do Centro de Referência da Mulher (CRM) Pricila Selau e por fim, a assistente social Vanessa Benedet de Almeida, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), para abordarem demanda em comum.

O Comitê Intermunicipal de Fortalecimento da Rede de Política para as Mulheres do Rio Grande do Sul possibilitou a aproximação dos dois municípios para a resolução de uma situação pontual.

O trabalho em rede ultrapassa os territórios do município quando diz respeito as nossas mulheres. Nosso objetivo é estudar a melhor forma de conduzir uma situação, trazendo todas as técnicas envolvidas para discutir e traçar o plano de trabalho e proteção, pontua a diretora Helvia.

A rede de proteção à mulher em situação de violência é composta por um conjunto amplo de órgãos, organizações da sociedade civil, equipamentos públicos e rede sociofamiliar. Partindo da compreensão de que a violência que atinge as mulheres, sobretudo, nas relações afetivas e familiares, é um problema multifacetado e, que para o seu enfrentamento, é necessário o funcionamento da rede em suas diferentes dimensões. Precisamos considerar, inicialmente, a importância rede sociofamiliar, que no sentido amplo é o meio em que ela está inserida. Contudo, quando acontecem as primeiras ocorrências, a rede sociofamiliar opta por minimizar a situação, alegando que é um problema do casal e não um crime previsto na Lei Maria da Penha, essa ausência de atitude pode contribuir com a intensificação da violência.

A Rede Lilás em Torres, é conhecida pelas várias entidades que compõem e colaboram para o fortalecimento da mulher e o combate a violência no município. Podemos citar o CRM Pricila Selau, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), Secretaria Municipal de Saúde, Ministério Público, Polícia Civil e Brigada Militar.