Prefeitura divulga relatório de atendimento semanal do Pronto Atendimento de 29 de maio a 04 de juho

A prefeitura de Torres por meio da Secretaria de Saúde, divulga sempre nas segundas-feiras, o relatório de transparência com o quantitativo de consultas realizadas no Pronto Atendimento – PA de Torres. O relatório publicado nessa última semana, é referente ao período de 29 de maio a 04 de junho. O total de atendimentos foi de 1.456.

Os pacientes na chegada ao Pronto Atendimento são classificados, através de um protocolo institucional, após avaliação com enfermeiro, em quatro níveis de risco:
Vermelho para pacientes com casos graves, que necessitam de atendimento imediato e apresentam risco de morte, são casos urgentes. Estes, pacientes deveriam ser atendidos preferencialmente no hospital;
Amarelo, para casos de pacientes que necessitam de atendimento rápido, consideradas emergências, atendidos após as urgências e antes dos pacientes verdes.
Verde são pacientes menos graves, mas que exige atendimento médico;
Azul para os casos de menor complexidade, queixas crônicas, atendimento menos prioritário. Estes pacientes deveriam ser atendidos preferencialmente nos ESF’s (postos de saúde dos bairros).

Na última semana foi registrado 03 atendimento de caso grave, classificação vermelha, com risco eminente de morte. Já para casos classificados com risco amarelo foram 183. No mesmo período, com classificação em verde, 1.117 e em azul foram 153. Abaixo a tabela completa com o relatório de atendimento semanal do PA.

A Secretaria de Saúde reforça os horários de atendimento aos cidadãos, Pronto Atendimento é 24 horas. Desde o dia 1º de novembro, os ESFs de Torres funcionam com novo horário. Pela manhã, das 8h às 12h e na parte da tarde, das 13h às 17h. O Posto Central tem expediente diferenciado, atende das 7h às 17h30, sem fechar ao meio-dia.

Nas sextas-feiras, todas as unidades de saúde fecham às 15h, para reunião das equipes. Em consequência, os ESF´s com maior número de usuários não fecham ao meio-dia, caso dos Postos do Curtume, São Brás, São Francisco e São Jorge.