Nesta semana do meio ambiente saiba quais relações tem o alimento com a conservação do mesmo

A semana do meio ambiente busca conscientizar a população sobre a importância de preservar os recursos naturais e atenção as mudanças climáticas. Neste ano a semana do meio ambiente acontece entre 05 e 09 de junho, aqui no site da prefeitura iremos abordar algumas pautas relevantes e de contribuição com o meio ambiente. Neste primeiro momento vamos falar das mudanças climáticas no nosso prato.

Você sabe quais as relações do nosso alimento com as mudanças climáticas e a conservação do meio ambiente?

A produção alimentar envolve uma complexa rede de setores, e pode passar desapercebida de nossos olhos no cotidiano, mas vamos tornar prático o tema para que a partir de agora possamos estar mais atentos e cuidar melhor dos nossos hábitos e da qualidade de vida e saúde do planeta.

Vamos utilizar um alimento genérico, poderia ser uma simples alface, e pensar assim: este alimento precisa ser produzido/cultivado, isto exigirá uso de energia e recurso humano (que estará em todos os processos), gasto de energia, certamente necessitará de água, após isto, deverá ser colhido e/ou embalado, refrigerado em alguns casos. Este alimento será transportado por algum veículo que possivelmente utilize combustível gerando assim liberação de gás carbônico na atmosfera, outras vezes pode atravessar um oceano utilizando navios para seu transporte e posteriormente caminhões, portanto a logística de distribuição pode ser muito ampla e complexa, onerosa ambientalmente. Tudo isto, e este alface ainda nem chegou na prateleira de um mercado para nós.

Chegando na prateleira ele ainda pode gastar energia para ser mantido, escolhido por nós será transportado até em casa, o que pode ser de veículo, gerando nova queima de combustível, só lembrando todo combustível que utilizamos passa pelo processo de exploração de petróleo, mas este é outro assunto senão não colocaremos a alface na mesa.

Na nossa casa a alface é lavado gastando mais água, temperado e servido de alimento para as nossas famílias. Ou ainda, ele pode ser desperdiçado na própria geladeira onde está utilizando energia elétrica para ser mantido ou como sobra ser jogado no lixo, desencadeando outro processo de destinação de resíduos orgânicos.

O que esta informação tem como objetivo é despertar a nossa percepção para a realidade de que tudo está conectado neste planeta, e que uma simples ação de comprar uma alface gera toda esta rede, assim como todo e qualquer recurso que utilizamos.

A mensagem é esta, sejamos sábios para definitivamente assimilar as inter-relações dos sistemas globais de conservação e proteção da natureza, que atualmente nos levam aos gigantes desafios de enfrentarmos com inteligência os reflexos das mudanças climáticas mundiais, que é dever de todos governos e cidadãos para possibilitar a continuidade humana na terra.

Repense, reuse, recicle. Faça a diferença.

Texto: Rodrigo de Rose