Nesta semana do meio ambiente saiba a importância da castração de cães e gatos

A semana do meio ambiente busca conscientizar a população sobre a importância de preservar os recursos naturais e atenção as mudanças climáticas. Neste ano a semana do meio ambiente acontece entre 05 e 09 de junho, aqui no site da prefeitura iremos abordar algumas pautas relevantes e de contribuição com o meio ambiente. Hoje vamos tratar da esterilização cirúrgica de cães e gatos.

A esterilização cirúrgica de cães e gatos é muito importante para a saúde e bem-estar dos pets. Estima-se que um macho e uma fêmea podem gerar, através de suas sucessivas gerações, 80 milhões de animais em um período de dez anos. A castração é uma forma segura e eficaz de controlar essa superpopulação, evitar comportamentos indesejados como: agressividade e demarcação de território, diminuir casos de maus tratos e propagação de doenças que podem, inclusive, afetar o ser humano.

Além desses benefícios, castrando os animais evitamos doenças como tumores de mama, de próstata e de testículos, gestações psicológicas, infecções uterinas, fugas e brigas e com isso, aumenta-se a expectativa de vida dos animais.

A prefeitura de Torres oferece o serviço de castração de cães e gatos gratuitamente. De janeiro a maio deste ano já foram realizadas cerca de 450 castrações de cães e gatos, em sistema de mutirão e algumas realizadas semanalmente em clínica conveniada. É necessária a conscientização e colaboração de todos.

Texto: Thayane Mikhailenko