No último dia da Semana do Meio Ambiente vamos falar sobre a Impermeabilização do Solo

A semana do meio ambiente busca conscientizar a população sobre a importância de preservar os recursos naturais e atenção as mudanças climáticas. Neste ano a semana do meio ambiente acontece entre 05 e 09 de junho, aqui no site da prefeitura iremos abordar algumas pautas relevantes e de contribuição com o meio ambiente. Neste último dia da semana vamos falar da Impermeabilização do Solo.

O crescimento dos núcleos urbanos traz consigo uma série de modificações no meio ambiente. Uma das mais relevantes é a impermeabilização progressiva do solo. Este processo é comum e faz parte do crescimento urbano ao qual estamos submetidos, contudo, ainda que seja compreendido como necessário é também um problema ambiental que requer atenção.

Mas por que a impermeabilização do solo ocorre?

Os solos são formados por uma variedade de fragmentos de rocha de diversos tamanhos, denominados sedimentos, que podem estar também associados à matéria orgânica e rochas alteradas do próprio local. Esses pacotes de sedimentos possuem pequenos espaços vazios entre eles, que agem como uma espécie de “esponja” durante as chuvas, permitindo que a água penetre e flua através do solo até o lençol freático e demais aquíferos subterrâneos. As rochas também apresentam poros e/ou “rachaduras”, chamadas fraturas, que permitem o escoamento da água superficial para a subsuperfície.

Quando construímos edificações e utilizamos para pavimentação dos terrenos e vias concretos e asfaltos comuns, que compõem materiais impermeáveis, o solo perde parcial ou totalmente a capacidade de absorção da água da chuva. Dessa maneira, a água não penetra mais no solo, havendo um maior volume escoando na superfície e que por vezes não consegue fluir com êxito em direção aos rios e ao oceano. Assim, a água da chuva se acumula na superfície do terreno, o que gera alagamentos, inundações e, em casos mais extremos, enchentes. Além disso, a impermeabilização do solo pode causar um desequilíbrio na recarga dos aquíferos subterrâneos, comprometendo a quantidade de água presente nos reservatórios do subsolo.

Tendo em vista os impactos gerados pela impermeabilização do solo, como é possível mitigar e evitar o agravamento dos problemas resultantes dela? Algumas das opções para amenizar a impermeabilização progressiva do solo são:

• Uso de pisos intertravados e concretos / asfaltos permeáveis (pavimentos porosos/permeáveis);
• Emprego de bacias de infiltração (rain garden) e sistemas similares;
• Utilização de cisternas de captação da água da chuva;
• Manter a vegetação dos terrenos sempre que possível;
• Manter áreas permeáveis nos terrenos para a infiltração da água da chuva, como jardins, hortas, pátios gramados, etc.;
• Respeitar as Áreas de Preservação Permanente (APP), construindo somente em locais viáveis ambientalmente;
• Não ocupar margens de rios, dunas, áreas de risco geológico, topos de morros, etc.;
• Implantação de sistemas de drenagem pluvial urbana eficientes e com manutenção contínua, a fim de garantir sua funcionalidade ao longo do tempo;
• Não jogar lixo nas ruas, separando e destinando corretamente os resíduos gerados para a coleta municipal;
• Planejamento e coordenação do crescimento urbano das cidades;
• Conciliar o desenvolvimento das atividades econômicas com todas as questões ambientais necessárias.

Sendo assim, é fundamental a união de esforços entre o poder público, munícipes e empreendedores para reduzir e solucionar esse problema. A reflexão e conscientização sobre os recursos do nosso planeta e das consequências das ações humanas sobre os espaços naturais são essenciais para a garantia de um desenvolvimento cada vez mais sustentável para as presentes e futuras gerações.