A Secretaria de Assistência Social realizou atividades voltadas para o Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos por meio do seu secretário Fábio da Rosa, convida a população a refletir sobre o combate ao trabalho infantil. O dia 12 de junho marca esta data, uma luta que deve ser de toda a sociedade, para a proteção das crianças e das infâncias.

O dia fez parte das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que trabalhou o tema de maneira lúdica. As ações foram desenvolvidas pelo educador Vinícius Aragonez e as monitoras Caroline e Cristina, tendo como objetivo promover reflexões sobre a prevenção do trabalho infantil por meio de atividades áudio/visual (vídeo Meia Infância) e, confecção do catavento que é símbolo da campanha.

O catavento de cinco pontas, representa os cinco continentes, é ícone da luta pela erradicação do trabalho infantil no mundo. Significa movimento, sinergia e articulação de ações permanentes contra o trabalho infantil. Traz ainda o sentido lúdico de alegria, que deve estar presente na vida das crianças.

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), no Brasil, cerca de 1,8 milhão de crianças e adolescentes estavam em situação de trabalho infantil em 2019, sendo 440 mil na agricultura familiar e mais de 283 mil meninas em trabalho doméstico. Os dados apontam o agravamento dessa situação após a crise da COVID-19. O trabalho infantil também é associado a evasão escolar, prejudicando crianças e adolescentes, violando seus direitos e privando-as de ter um futuro melhor.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Pular para o conteúdo