CRM recebe a Escola Marechal Deodoro para apresentar a rede de apoio e proteção a mulher

Na manhã desta quinta-feira, 10 de agosto, o Centro de Referência da Mulher Pricila Selau, segue com a programação do Agosto Lilás, desta vez, recebeu os estudantes do 1º ano do ensino médio, da Escola Estadual Marechal Deodoro, acompanhados pela Orientadora Fernanda Peretto e Professora Nadiana Rosa, para conhecer os serviços prestados pelo CRM e pela Polícia Civil para o combate à violência contra a mulher.

A Polícia Civil representada pelos inspetores Maristela de Souza e Luiz Eliberto Bonatto apresentaram aos estudantes, o papel da Polícia Civil dentro da Rede de apoio e proteção a mulher, sobre a importância do registro de ocorrência, sobre as medidas projetivas de urgência, que são providências garantidas por lei, às vítimas de violência doméstica, que tem a finalidade de garantir a sua proteção e de sua família.

A diretora Helvia Sanae Mano explanou a importância do envolvimento dos jovens na pauta da violência contra a mulher, visto que os dois feminicídios recentes no município eram de jovens. A importância da observância dos sinais de alerta para um relacionamento tóxico e abusivo, a quebra do clico da violência familiar também foram tema da conversa de hoje.

A Assistente Social Jorgina Cardoso Ribeiro apresentou a história da Pricila Selau, o serviço oferecido pelo CRM e o protocolo que é usado para ingressar no atendimento.

Os jovens estão cada dia mais envolvidos com pautas sociais, ainda mais se estão inseridos no contexto da violência e não conseguem verbalizar, esses encontros são de grande importância para aproximar o CRM dos filhos da violência, pontua o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Fábio da Rosa. São iniciativas como a da Escola Estadual Marechal Deodoro que podemos acreditar numa sociedade menos violenta, completa o Secretário.

A diretora Helvia agradece imensamente ao prefeito Carlos Souza por colocar a pauta da mulher como uma das prioridades da Administração, ao diretor da escola, Luiz Alberto Bortolon pela iniciativa e parceria com o CRM e pela presença da conselheira do Joelci Alianiello, representando o COMDIM – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.