Prefeitura recebe homenagem no combate à violência contra a mulher

Na última sexta-feira, 18 de agosto, em solenidade promovida pela Fundação La Salle, em Canoas, e do Centro Regional de Abrigamento para Mulheres, o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Fábio da Rosa, representando o prefeito Carlos Souza, recebeu uma homenagem pelo trabalho realizado no enfrentamento à violência contra as mulheres. Na oportunidade, a diretora Helvia Sanae Mano também foi homenageada como mulher referência neste âmbito.

Durante a cerimônia foi pontuado o perfil das mulheres em situação de abrigamento e seus dependentes, em Torres. Desde 2020, já foi encaminhado para a Casa Abrigo cerca de 23 mulheres e 31 dependentes pelo Centro de Referência das Mulheres, número que inclui moradoras dos municípios conveniados. A Casa Abrigo tem sido fundamental para as mulheres que enfrentam situações de abuso, violência doméstica e ameaças, pois é um local que oferece além de abrigo seguro, um espaço para traçar o seu recomeço, comentou o secretário Fábio.

Durante a fala do secretário, ele enalteceu a parceria do CRM com a Rede de Apoio do Município de Torres, reiterou que é necessário a “virada de chave” para mudar o cenário de violência, sendo que a participação dos homens também é fundamental. Lembrou da Campanha do “Laço Branco” que foi realizado em dezembro de 2022, pelo próprio secretário, dentro das atividades dos 16 dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher.

Fábio da Rosa citou que uma das dependências das mulheres ao seu agressor, além da emocional, é a financeira. Foi pensando nisto que a Secretaria de Assistência Social lançou a Campanha permanente “Doe Tempo e Doe Amor”, onde possibilita o trabalho voluntário dentro do CRM, que até o momento, realizou desde março último, 18 oficinas. A diretora Helvia agradeceu a homenagem e destacou que o trabalho desenvolvido só é possível pelo apoio da gestão, equipe do CRM e toda a rede de apoio às mulheres.