Vem aí o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, poder público e entidades ambientais organizam mutirão no dia 16 de setembro

Dia 16 de setembro, é o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. O evento acontece anualmente em todo o mundo, sempre no terceiro sábado de setembro. Trata-se de um apelo global voltado à conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos, protegendo as diferentes formas de vida na água. O objetivo é mobilizar as comunidades em mutirões de limpeza. Em Torres vão ocorrer dez atividades, sendo nove delas abertas ao público em geral. Basta apenas comparecer às 9h30min em um dos nove pontos de encontro que estão divulgado logo abaixo.

Criado no ano de 1986, foi o primeiro movimento organizado no mundo a realizar campanhas de limpeza em cidades costeiras, envolvendo comunidades inteiras, Torres tem diversas atividades de sensibilização ambiental. O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias será marcado por um grande mutirão em Torres. O movimento faz parte do World Cleanup Day® e do International Coastal Cleanup®, movimentos internacionais que já envolveram milhões de voluntários em mais de 190 países.

Em Torres, as atividades vão ocorrer por setor, unindo poder público municipal, estadual e sociedade civil ligada ao meio ambiente. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos será a responsável pelo recolhimento dos resíduos. Cada atividade terá um local de armazenamento para a coleta da Secretaria, pontos que já estão acertados com as lideranças. Além das nove atividades abertas ao público, vai acontecer uma especializada que é a “Limpeza Embarcada” com a participação do Corpo de Bombeiros, PATRAM, REVIS, Colônia de Pescadores e Marinha. Embarcações irão circular entre a ponte e o bairro Salinas coletando materiais à deriva.

Os organizadores recomendam que os participantes das ações abertas venham munidos de luvas e se puderem, tragam sacos de lixo.

No local existirão coordenadores dos setores que estarão de coletes e irão passar as instruções para a ação.

1- “Limpeza na orla do Rio Mampituba” PONTO DE ENCONTRO: Restaurante Souza / Restaurante Anzol

2-“Limpeza dos Molhes”. PONTO DE ENCONTRO: Alemão Nei

3-“Limpeza na Praia Grande”. PONTO DE ENCONTRO: Bar Abrigo

4- “Limpeza Prainha / Santinha”. PONTO DE ENCONTRO: Letreiro Torres no Calçadão da Prainha.

5- “Limpeza Praia Cal”. PONTO DE ENCONTRO: Imagem da Santa na Praça.

6- “Limpeza Guarita”. PONTO DE ENCONTRO: Próximo a lancheria no estacionamento

PRAIAS do SUL:

Praia Gaúcha e Iara: PONTO DE ENCONTRO: Guarita 18.

Praia Tupinambá / Riviera: PONTO DE ENCONTRO: Praia Riviera na beira-mar.

Praia Real: PONTO DE ENCONTRO: Santinha na beira-mar (rua 14)