A Feira do Livro de Torres com Festival de Literatura e Tecnologia abre na próxima terça, na Ulbra, às 08h

Com o propósito de incentivar a leitura nos alunos da rede municipal e debater o encontro entre a literatura e as novas tecnologias, a 21ª Feira do Livro de Torres 2023, vem este ano com um tema bastante atual. A Feira vai ocorrer entre terça-feira, dia 24, e 27 de outubro, nas dependências do Centro de Eventos da Ulbra/Torres, espaço que estará preparado para receber moradores e visitantes. O destaque este ano promete instigar grandes e pequenos. A cerimônia oficial de abertura será dia 24, às 14h, no palco da Feira, contando com a presença do prefeito Carlos Souza, do patrono Athos Beuren e do anfitrião, José Nilton Teixeira. Confira, logo abaixo a programação da Feira do Livro de Torres com Festival de Literatura e Tecnologia.

Athos Beuren é o patrono e José Nilton Teixeira, o anfitrião. O patrono Athos Beuren é formado em jornalismo e foi o primeiro e mais jovem autor nacional de livros-jogos. Recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura, o principal prêmio literário do RS, e o Troféu Vasco Prado de Literatura. Os livros de Athos são sucesso entre o público infantojuvenil.

O anfitrião José Nilton Teixeira é natural de Torres. poeta e locutor publicitário. Como agente cultural, é um dos coordenadores o Grupo de poetas “Café com Poesia” e Idealizador e editor do Projeto “Poesia de Bolso” que tem a realização da Cultural FM. Publicou vário livros. Participou do Grupo Mesa de Bar, que unia música e poesia em suas apresentações. Atualmente é um dos diretores e coordenadores da Rádio Cultural FM de Torres-RS.

O palco da Feira será no Centro de Eventos. Uma intensa programação está sendo montada para encantar o público de diferentes gostos e idades, focando como sempre na cultura, mas dando ênfase para a tecnologia. O destaque da Feira já é identificado no logo oficial que apresenta, à primeira vista, um conjunto intrigante de formas geométricas coloridas. Esta imagem é mais do que apenas estética; ela traz consigo uma poderosa mensagem sobre a evolução da comunicação e a intersecção da literatura com a tecnologia. Em binário, a linguagem base dos computadores, essas formas geométricas representam os “zeros” e “uns”, codificando a frase “Feira do Livro Torres 2023”. Esta escolha destaca a capacidade da literatura de se adaptar e inovar, enquanto ainda preserva sua essência atemporal.

Programação:
24/10 – TERÇA FEIRA
08h30 – Encontro com o autor – Autor: Jonas Piccoli – Título: Zão e Zoraida
14h – Cerimônia de Abertura oficial
15h – Encontro com o autor – Autor: Jonas Piccoli – Título: Zão e Zoraida
17h30 – Momento Canto em Conto
19h – Teatro (monólogo) Dom Quixote
20h – Momento Canto em Conto
21h – Teatro (monólogo) Fernando Pessoa (após bate papo com os artistas)

25/10 – QUARTA FEIRA
08h – Abertura dos espaços:
08h30 – Encontro com o autor – Autor: Athos Beuren – Títulos: Jalymba (6º ano), Inimigo Digital (7º ano), DezAventuras (8º e 9º ano)
14h30 – Encontro com o autor – Autor: Athos Beuren – Títulos: Jalymba (6º ano), Inimigo Digital (7º ano), DezAventuras (8º e 9º ano)
18h30 – Momento Canto em Conto
19h – Seminário sobre Patrimônio Histórico-Cultural
20h – Sarau Direito ao Delírio – SamBatuque

26/10 – QUINTA FEIRA
08h – Abertura dos espaços:
8h30 – Encontro com o autor – Autor: Rodrigo Keller – Títulos: A Liga da Literatura
14h30 – Encontro com o autor – Autor: Rodrigo Keller – Títulos: A Liga da Literatura
17h – Oficina de teatro
18h – Teatro Era Uma vez
19h – Encontro dos Poetas – Recital Café com Poesia – Mediação: Anfitrião – Niltinho
20h – Teatro Vampirices

27/10 – SEXTA FEIRA
08h – Abertura dos espaços:
08h30 – Encontro com o autor – Autor: Marcia Dieter – Títulos: Uni (1º ano), Aaah, o bicho papão (2º ano), De onde surgem as ideias (3º ano)
14h30 – Encontro com o autor – Autor: Marcia Dieter – Títulos: Uni (1º ano), Aaah, o bicho papão (2º ano), De onde surgem as ideias (3º ano)
16h – Momento Canto em Conto
19h – Grupo de dança Xangri-lá
19h30 – Grupo Urban Royalty
20h – Invernada do CTG Porteira Gaúcha
21h – Finalizar com um show musical – Histórias e Canções – Daniela & Thiago

Atividades Paralelas:
– Espaço do anfitrião
– Espaço da educação especial
– Espaço do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul – Unesco
– Espaço das escolas
– Espaço de contação de histórias

– Biblioteca virtual
Árvore do Saber: Cultivando Conhecimento, Compartilhando Leitura”. Esse nome transmite a ideia de que as pessoas podem colher livros da “árvore” para levar para casa, incentivando a disseminação do conhecimento e o compartilhamento da leitura.