Prefeitura de Torres participa da Operação Verão Total 2023/2024 com a tenda do Espaço Ambiental

A Prefeitura de Torres participará da atividade que a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado, por meio da Assessoria de Educação para a Sustentabilidade (Assea), que integra a Operação Verão Total 2023/2024 oferecendo atividades dentro da programação. que ocorrerá no Parque da Guarita.

Junto com a equipe do Estado, a Diretoria de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo estará participando com a tenda do Espaço Ambiental Litoral do dia 5 ao 8 de fevereiro, das 9h às 16h, ou seja, de segunda a quinta-feira .

O Espaço Ambiental Litoral é uma iniciativa da Diretoria e visa levar a comunidade e visitantes de Torres informações variadas sobre as riquezas biológicas de nosso município e região, além de integrar a Feira de Adoção do Projeto de Bem-estar Animal. O objetivo é integrar ações como, O Melhor do Verão 2024, Minha Prainha, entre outros, divulgando os Programas de Educação Ambiental desenvolvidos pela SMAURB, e, também projetos de entidades parceiras, diz o diretor Rodrigo De Rose da Silva.

A Assea oferecerá ações de conscientização e preservação ambiental. Serão eventos educativos sobre conservação ambiental e sustentabilidade, baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que são as 17 metas globais que servem de direcionadores para os estados membros.

Ao disseminar informações sobre os ODS, especialmente os que dizem respeito à gestão de resíduos, ao consumo responsável, à preservação dos ecossistemas e às mudanças climáticas, ocorre o incentivo à conscientização e ao engajamento da comunidade, de empresas e de governos na busca por soluções ambientalmente responsáveis.

Os técnicos da Assea ficam instalados em um ponto fixo (gazebo) nas praias e realizam caminhadas nas proximidades, a fim de sensibilizar o maior número de pessoas. Por meio do diálogo entre os integrantes da equipe da Assea, moradores e turistas, será instigada a reflexão de cada indivíduo sobre como é possível contribuir para que as metas previstas da Agenda 2030 sejam atingidas. Serão abordados temas como consumo consciente, descarte correto de resíduos sólidos, importância da água e preservação de recursos naturais.