Prefeitura esclarece sobre atendimento de cães e gatos que vivem em vias públicas

A Prefeitura esclarece sobre atendimento de cães e gatos que vivem soltos em vias públicas, chamados de errantes. A superpopulação de cães e gatos é uma questão vivida por muitos centros urbanos em todo o mundo. Através da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, a Prefeitura realiza o atendimento de animais errantes que passam por acidentes, envenenamentos, ou são encontrados em condições de debilidade, muitos deles infelizmente vítimas de abandonos por seus tutores. Crimes estes que poucas vezes são flagrados para que os criminosos sejam punidos pelos seus atos.

Diante destes cenários, os caninos e felinos atendidos após chamados telefônicos, recebem o tratamento necessário em clínica conveniada, e, após estarem em plenas condições de saúde, retornam aos locais das ocorrências. A Prefeitura conta com cerca de 180 cães e 35 gatos sob sua guarda, boa parte deles provenientes de resgates de maus-tratos.

As campanhas por adoções são constantes e existe um endereço eletrônico onde os interessados podem visualizar os animais e verificar as suas características principais, como porte e comportamento.
Porém, o número de adoções são muito baixas em relação a quantidade de abandonos e ocorrências mencionadas, o que acaba inviabilizando qualquer possibilidade de proporcionar a todos os animais o direcionamento para um lar.

Conforme o diretor de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria, Rodrigo De Rose da Silva, mesmo muitos animais sendo acostumados a viverem suas vidas de certa maneira livres e/ou asselvajados, é importante que o engajamento do setor público e sociedade civil, especialmente por meio de protetores animais seja intenso, continuado e melhorado para que esta balança encontre equilíbrio. E, principalmente que as pessoas tenha maior consciência e responsabilidade sob os direitos animais, respeitando as vidas e contribuindo para um mundo melhor para todos.

DOAÇÃO

Quem deseja adotar um cão tem um meio bem acessível para obter informações sobre animais que aguardam uma adoção responsável. No menu do site oficial da Prefeitura de Torres é só procurar pelo
Projeto de Bem-estar Animal Municipal de Torres, antigo Canil, e entrar direto no site com informações sobre cães e gatos disponíveis, como idade e tipo de comportamento.

O projeto existe há aproximadamente 20 anos. Desde 2012, está sob administração da Prefeitura Municipal que é quem provê todos os custos com alimentação, atendimento médico veterinário e cuidados diários com os 74 caninos albergados. A Prefeitura Municipal possui ainda, animais tutelados em locais externos ao projeto entre lares temporários e hospedagens, sendo responsável ao todo por 157 animais (felinos, caninos e equinos) todos aguardando adoção responsável.