Nesta temporada, Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo intensificou campanha sobre a proibição de canudos e copos plásticos

Durante esta temporada de verão, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo desenvolveu uma campanha de educação ambiental sobre a proibição de fornecimento de canudos e copos confeccionados em material plástico nos estabelecimentos comerciais da faixa de praia, quiosques, no calçadão e nas Praias do Sul no Município, conforme as legislações n.º 5.092/2020, n.º 5000/2018. O uso de embalagens biodegradáveis para acondicionamento de produtos e mercadorias (Lei n.º 4.172/2008) também foi alvo dessa campanha educacional.

A atividade de educação ambiental teve como objetivo, orientar e a aplicação imediata ao exercício da legislação municipal pelos estabelecimentos, esclarecendo a importância dessas ações ao meio ambiente, a sociedade e caracterizando a forma de suavizar os impactos negativos por simples conduções da comercialização.

Toda a Orla foi visitada e orientada durante a campanha educacional efetuada pela Fiscalização Ambiental da Diretoria de Licenciamento Ambiental da SMAURB, com um bom contingente de estabelecimentos comerciais alcançados.

Foram entregues aos representantes dos comércios, informações sobre as legislações e adesivos sobre o tema. Foi grande e perceptível o interesse e aceitação dos comerciantes perante a educação ambiental com a concordância do objetivo principal, o de eliminar o uso de produtos de confecção plástica.