Nesta tarde, prefeito Carlos Souza acompanhou a implantação de reconhecimento facial nas Escolas Fundamentais

Na tarde desta segunda-feira, 4 de março, o prefeito Carlos Souza acompanhou a implantação de reconhecimento facial nas Escolas de Ensino Fundamental. O prefeito visitou a Escola Zona Sul. Torres é a primeira cidade gaúcha a adotar a iniciativa. Dentro de 15 dias, todas as oito escolas fundamentais estarão com o processo concluído e em seguida, será também aplicado nas nove Escolas Municipais de Ensino Infantil. O importante investimento é implantado com recursos próprios da Secretaria Municipal de Educação

Através da Secretaria de Educação, a Prefeitura está oferecendo uma eficiente iniciativa tecnológica para a comunidade escolar que vai contribuir em muito para o sucesso do ano letivo. Está sendo implantado um sistema de reconhecimento facial que tem como objetivo evitar a evasão escolar, controlando a frequência do aluno, ter maior comunicação com as famílias dos estudantes e até diminuir o desperdício de merenda. Todos os alunos são previamente cadastrados e sempre que chegam à escola, passam pelo equipamento, que registra a presença deles através do reconhecimento facial, facilitando assim o controle da secretaria escolar no que diz respeito à frequência do aluno na escola.

Conforme o prefeito Carlos Souza, a Prefeitura investiu na tecnologia para reforçar a segurança nas escolas. Todas as unidades educacionais vão receber a inovação, que promete proporcionar mais segurança a alunos e professores e também mais eficiência na gestão educacional, evitando a evasão escolar. Com a iniciativa, será controlado o acesso às escolas. Apenas pessoas autorizadas poderão entrar nas escolas. Conforme o secretário da Educação, Alceu de Matos Scheffer, aproximadamente 3.900 estudantes serão atingidos por esta política pública. A visita do prefeito foi acompanhada pela diretora da EMEF Zona Sul, Eclair Cardoso de Matos.

O prefeito destacou que o sistema possui um aplicativo que envia um SMS, ou e-mail, para os pais ou responsáveis cadastrados, quando o aluno não comparece, garantindo o controle de frequência e consequentemente, maior tranquilidade às famílias. Com o sistema, a família do estudante receberá todos os dados referentes à vida escolar do mesmo e a direção da escola poderá acompanhar mais facilmente o desempenho do aluno. De acordo com o secretário, o aplicativo permitirá ainda acesso a mensagens, calendários, convocações para reuniões presenciais e informações sobre a escola.