Começou em Torres, o 8º Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho da Fecomércio-RS

Cerca de 350 pessoas prestigiaram a abertura do 8º Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho da Fecomércio-RS, na SAPT, em Torres, nessa última quinta-feira, à noite, 21 de março. O evento, que tem o objetivo de promover a troca de experiências e conhecimentos, reuniu autoridades, convidados e também representantes das Federações de outros estados do país para o momento solene. A cerimônia de abertura ocorreu com palestra do Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), o Desembargador Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa. Na oportunidade, o prefeito Carlos Souza, acompanhado da primeira-dama, Susi Souza, destacou a importância do evento e agradeceu por Torres sediar o 8º Congresso.

As autoridades que compuseram a mesa, além do prefeito e primeira-dama, foram o presidente da Fecomércio RS, Luis Carlos Bohn; o vice-presidente e coordenador do Conselho de Relações Sindicais e do Trabalho, Joel Vieira Dadda; o presidente da Câmara de Vereadores de Torres, Rafael Silveira, o presidente do Sindilojas, Lori Silva, o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), entre outros. Também presente no evento, o secretário de Trabalho, Indústria e Comércio, Júlio Agápio.

A atividade promove um debate sobre temas eficazes no dia a dia dos dirigentes sindicais, empresários, advogados e estudantes. Conforme o prefeito, a programação vai tratar do desafio diário dos empresários, dando oportunidade para a reflexão de todos. Destacou a importância da desburocratização e de se simplificar o cotidiano dos proprietários e dirigentes das empresas para que os trabalhadores sejam contemplados na ponta do processo. O evento contribuir de forma eficaz para o dia a dia destas relações, disse. Ainda na ocasião, o prefeito fez um convite aos presentes, para acompanharem o 34º Festival Internacional de Balonismo entre os dias 1º e 5 de maio.

Ainda durante os dias de evento na SAPT, a Secretaria de Turismo está promovendo o 34º Festival Internacional de Balonismo de Torres. No espaço, os convidados poderão saber da história do Festival, conhecer a Soberana Brendaly Veiga. Ainda haverá voo cativo de um balão para experiência de ver de perto um balão de ar quente. A Casa da Terra e do Artesanato também está divulgando o selo Feito Em Torres, que são os artesãos que promovem a cidade com seus produtos feitos em Torres.

Abaixo, a programação desta sexta e sábado. O encerramento do evento já provoca o interesse de muitos participantes, contará com a palestra motivacional do ator, cineasta, escritor, apresentador, roteirista e diretor teatral brasileiro, Miguel Falabella, às 10h45min de sábado.

Dia 22 de março (sexta-feira)
09h – Palestra: Negociado sobre o Legislado e o respeito aos Direitos indisponíveis (Decisão STF) – Francisco Rossal de Araújo – Desembargador 4ª Região;
10h30 – Painel: Contribuição Assistencial – Limites definidos pelo STF e possibilidade de nova regulamentação – Cláudio Antônio Cassou Barbosa – Desembargador 4ª Região – Ivo Dall’Acqua Junior – Presidente Executivo da Fecomércio SP; e – Francisco Canindé Pegado do Nascimento – Secretário Geral UGT
12h – Almoço
14h30 – Palestra: Terceirização e Pejotização no comércio (STF x TST) – Otávio Torres Calvet – Juiz do Trabalho no TRT/RJ
15h30 – intervalo
16h – Painel: Como se proteger de ataques cibernéticos e segurança da rede para o comércio. – Nivaldo Cleto – CGI.br – Eduardo Barasal Morales – CEPTRO.br/NIC.br
16h45 – Painel: Home office – Ricardo Gomes – C&A – Cristiane Pinto Dummer – Grupo Panvel-Dimed – Mariana Nunes – Lojas Renner
17h45 – Palestra: Cidade Empreendedora – Fernanda Dall’Agnol – SEBRAE-RS

Dia 23 de março (sábado)
09h30 – Debate – Trabalho da mulher – Igualdade salarial e escalas para trabalho aos domingos – Luciane Cardoso Barzotto – Desembargadora do TRT 4ª região; – Patrícia de Mello Sanfelici Fleischmann, Procuradora MPT RS; e Iris Vidaletti – Advogada Fecomércio-RS
10h45 – Palestra – Onde estás, felicidade? com Miguel Falabella, ator, cineasta, escritor, apresentador, dublador, dramaturgo, roteirista, diretor teatral e palestrante.