Prefeitura abre o Centro Municipal Multidisciplinar de Atendimento Educacional – CEMMAE

Na manhã desta sexta-feira, 22 de março, foi inaugurado pela Prefeitura o Centro Municipal Multidisciplinar de Atendimento Educacional- CEMMAE, ao lado da EMF Zona Sul. A iniciativa é um marco na Educação da rede municipal de ensino da cidade, ao garantir o acesso de todos nas escolas. As atividades que irão promover a inclusão, vão atender crianças identificadas com dificuldade na aprendizagem, num lindo espaço que encantou os participantes da cerimônia. Na ocasião, o prefeito Carlos Souza, acompanhado da primeira-dama, Susi Souza, destacou que os profissionais vão fortalecer o aluno através do atendimento especializado.

A equipe multiprofissional será composta por Psicólogo, Fonoaudiólogo, Educador Físico, Educador Especial, Professor Guia Intérprete de Libras, Diretor, Supervisor Educacional e Psicopedagogo. Quando necessário, outros profissionais poderão compor a equipe. A equipe multiprofissional do CEMMAE terá como objetivo organizar e ofertar atendimento institucional especializado ao educando, a fim de promover seu desenvolvimento integral, favorecendo uma educação de qualidade, assim como proporcionar espaços de capacitação, pesquisa, estudo e assessoria técnica aos profissionais da rede pública municipal de Educação.

Serão atendidos os educandos de toda a rede pública municipal de ensino – Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, incluindo a Educação de Jovens e Adultos, que apresentem demandas relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem. Após a cerimônia, os presentes visitaram o local, elogiando o espaço que será oferecido aos estudantes. Este atendimento não é novo no município. Já existia nas escolas e agora, está centralizado. Ainda conforme o prefeito Carlos, “a gente sabe que os desafios do dia a dia dos professores são cada vez mais árduos e iniciativa como esta que estamos vivenciando hoje vem para somar”.

Integraram a mesa simbólica, além do prefeito, o secretário municipal de Educação, Alceu de Matos Schefer, o presidente da Câmara Municipal, Rafael Silveira, o promotor da comarca de Caxias do Sul, Vinícius de Melo Lima, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Rejane Clezar e o coordenador de Educação Especial e Inclusiva, Thiago Rodrigues. Também presentes no evento, diretores de escolas, professores, secretários municipais e vereadores como Carla Daix, Dilson Boaventura, Igor Beretta e Silvano Borja.

A iniciativa atende a Lei nº 5.395, de 20 de dezembro de 2023, que dispõe sobre a criação do Centro Municipal Multidisciplinar de Atendimento Educacional, para atendimento especializado multidisciplinar educacional e acompanhamento das demandas escolares da Rede de Educação Municipal, em consonância com o que prevê o Plano Nacional de Educação. A Lei incumbe ao CEMMAE realizar ações de apoio às equipes dos estabelecimentos de ensino da rede municipal de educação, através da equipe multiprofissional e itinerante para apoio, acompanhamento, capacitação e a articulação de estratégias conjuntas para o planejamento e exercício da promoção, prevenção e cuidado integral do educando, nos aspectos emocionais, educacionais e sociais.