Delegacia de Polícia Civil em Torres inaugura Sala das Margaridas

Na manhã desta sexta-feira, 22 de março, a Delegacia de Polícia Civil de Torres inaugurou a Sala das Margarida, espaço dedicado exclusivamente às vítimas de violência doméstica e seus filhos. Esta é a Sala de número 82 no Estado, quarta no Litoral Norte. Hoje, a Delegacia oficializou a instalação da Sala com a presença do prefeito Carlos Souza e a primeira-dama Susi Souza. Conforme delegado de Polícia Civil de Torres, Marcos Vinicius Muniz Veloso, a Sala está equipada para o registro de ocorrências, realização de depoimentos e todas as demais ações previstas na Lei Maria da Penha, incluindo a solicitação de medidas protetivas, proporcionando à vítima um ambiente privativo e sem a necessidade de reviver o trauma infligido pelo agressor.

O evento contou com a presença do Subchefe de Polícia Heraldo Chaves Guerreiro, a delegada Sabrina Defente, o capitão Fabrício Stona Carvalho, comandante da 2ª Companhia Policial Militar em Torres, os vereadores Silvano Borja, Igor Beretta, Fábio da Rosa e a vereadora Carla Daitx, a representante do Conselho Municipal do Idoso, Ingrid Emmer, o presidente da subseção da OAB, Jonathan Aguiar de Carvalho, representante do Consepro, Paulo Benhur de Oliveira Costa, secretários municipais, entre outros.

De acordo com a inspetora de Polícia de Torres, Maristela de Souza, com 20 anos de carreira policial, e encarregada de estar à frente da Sala das Margaridas de Torres, o espaço dedicado exclusivamente às vítimas de violência doméstica e seus filhos têm como principal objetivo acolher e encorajar mulheres no processo de rompimento do ciclo de violência. Na Sala das Margaridas, elas podem encontrar acolhimento, escuta e encaminhamento para a Rede Lilás de Torres, que reúne profissionais de diversas áreas, como serviço social, saúde, psicologia, atuação em conselhos tutelares, polícias, sistema de Justiça, universidade e sociedade civil organizada,

A criação da Sala foi viabilizada por emenda impositiva do vereador Silvano Borja no valor de R$ 10.000,00 ao Consepro e dirigida a criação da Sala das Margaridas. A inspetora destaca a importância da iniciativa destacando que os dois casos de feminicídios ocorridos em Torres durante o ano de 2023 não foram registrados na Delegacia. Isso nos indica a necessidade de conscientizar as mulheres a procurarem este espaço. A Delegacia de Polícia Civil de Torres está localizada na Rua Manoel de Matos Pereira, 138, no Centro de Torres, denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp, através do número (51) 98600-1942. As demais Salas das Margaridas no Litoral Norte estão localizadas nas delegacias de Balneário Pinhal, Capão da Canoa e Osório.