Eixo de Educação do Geoparque promove encontro para eleger atividades em 2024

Nessa última segunda-feira, 1º de abril, foi realizada durante todo o dia, a primeira ação do eixo Educação do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Educação de Torres com a presença de seis dos sete municípios integrantes do território, sendo eles Mampituba, Morro Grande, Jacinto Machado, Cambará do Sul, Timbé do Sul e Torres. O dia foi dedicado a preparação dos trabalhos do grupo em 2024.

O Eixo educação elabora e planeja as ações relacionadas à educação básica do território. Tem como objetivo dar a professores e alunos a oportunidade de conhecer e compreender o registro geológico do seu território contribuindo na disseminação do conhecimento sobre o patrimônio natural e cultural entre os municípios.

Na ocasião, os representantes foram recebidos pelo secretário Alceu de Mattos Scheffer que deu as boas-vindas ao grupo. Na ocasião, também tiveram a oportunidade de conhecer a Exposição GEMARS EducaAção: ações para a conservação com a pesquisadora Larissa Schemes Heinzelmann. Larissa falou sobre a exposição e também apresentou a proposta de um curso que será realizado com os professores de Torres e depois, será estendido aos demais municípios do território do Geoparque.

O biólogo Rodrigo De Rose, da Prefeitura, falou sobre a importância do Programa “Oceanos: a Corrente da Vida”, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Torres e destacou que a iniciativa também pode ser replicada em outras cidades do Geoparque.

Na segunda etapa, o grupo fez uma análise das ações do eixo e foram apresentadas propostas para os trabalhos de 2024.

A tarde foi dedicada à saída de campo. A equipe foi até a Escola Municipal Fundamental Zona Sul conhecer o Museu das Águas com os professores Marivam Mello dos Santos e Fabiane Lima de Borba, idealizadores do espaço. O grupo visitou ainda os principais pontos turísticos de Torres e finalizaram as atividades no Sítio Jerivá, de Dario e Ema Tavares.

O Eixo Educação do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul está sob a coordenação do município de Torres que tem como objetivo alavancar e incentivar as ações realizadas nas escolas dos municípios integrantes do Geoparque. O evento teve a coordenação da professora Andrea Mello e da turismóloga Helenita Cagliari,