Realizado em Torres, segundo encontro de meliponicultores, criadores de abelhas sem ferrão

Ocorreu neste último sábado, seis de abril, o segundo encontro da comunidade ASF (abelha sem ferrão) de Torres, que reuniu meliponicultores, simpatizantes (futuros meliponicultores) e instituições ligadas ao tema. O encontro foi promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca em parceria com Sítio Menezes – Casa de Campo. Ocorreu na Itapeva, onde localiza-se o Sítio, um dos componentes dos roteiros do turismo rural do Programa Raízes de Torres. A produtora Maria de Lourdes Menezes já cultiva abelhas sem ferrão.

Estiveram presentes, o Gestor do Parque Estadual de Itapeva, Jefferson A. Floss, o representante da Associação Gaúcha de Meliponicultores – AGMEL, Marcelo K. Berg, a Zootecnista do projeto Assistência Técnica e Gerencial em Apicultura e Meliponicultura, Daiana Bauer Machado e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca, Eng.º Agrº Gerson Luiz Nardi e a Técnica Agrícola Viviane S. M. Atanasio.

Conforme Gerson Luiz Nardi, foi mais um momento importante para a promoção da meliponicultura de Torres. “Conseguimos construir um programa de necessidades consistente que será utilizado para a construção do futuro Projeto Municipal de Incentivo à Meliponicultura de Torres”. O propósito foi de agregar os interessados para viabilizar a meliponicultura no município e de aprofundar a discussão sobre a criação de um Programa Municipal de Incentivo à Produção de ANSF (Abelhas Nativas Sem Ferrão), proposta esta idealizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca com a colaboração da Emater e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Torres.

As abelhas nativas sem ferrão são extremamente importantes para o meio ambiente e sua criação estimula a preservação. Quanto mais as pessoas conhecerem estas abelhas, mais poderão ajudar na sua preservação. O engenheiro agrônomo esclarece que, em sua busca por pólen e néctar, as abelhas polinizam plantações de frutas, legumes e grãos, processo esse indispensável para a reprodução de aproximadamente 80% das plantas.