Conheça o que o Espaço Ambiental irá oferecer durante o 34º Festival Internacional de Balonismo

O 34º Festival Internacional de Balonismo de Torres, que acontecerá entre os dias 1º e 5 de maio, contará com um Espaço Ambiental dedicado ao tema “Voando nas Correntes do Meio Ambiente – Sustentabilidade no Ar”. O espaço é uma realização da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, que tem como objetivo trabalhar, em rede, a temática ambiental com o público participante do evento, que reúne pilotos de diversos países, de diferentes regiões do Brasil e atrai milhares de visitantes.

O espaço contará com atividades educativas de cunho ambiental, desenvolvidas por entidades parceiras, como exposições, oficinas, palestras, jogos, brincadeiras, entre outras. O espaço funcionará das 9h às 18h, durante todos os dias do Festival, e será aberto ao público em geral.

O espaço ambiental é uma forma de integrar o Festival de Balonismo com a questão ambiental, valorizando o patrimônio natural de Torres e promovendo a conscientização e a responsabilidade socioambiental dos participantes. O espaço também visa fortalecer a integração entre as entidades parceiras no desenvolvimento de ações educativas de cunho ambiental, fortalecendo a rede de proteção e educação ambiental do município.

De acordo com os técnicos da Secretaria, diante ao enfrentamento e grandes desafios gerados pela degradação ambiental e alterações climáticas globais, todos nós temos que buscar compreender melhor os processos e sistemas relacionados aos nossos hábitos de vida, e que interfiram de maneira direta ou indireta na conservação da natureza, para assim agirmos individualmente em busca de transformação.

A amplitude, complexidade e inter-relação de vida no planeta fica cada vez mais clara conforme os fatos se apresentam em nossas vidas. Voltar o olhar para o todo e despertar esta percepção é essencial para construirmos estes caminhos de melhorias ao ambiente. Visando este objetivo tido como poder transformador capaz de promover a sustentabilidade tão almejada, e, ainda fruto de tratados internacionais dentro dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis da ONU, por meio da Agenda 2030, os sistemas gestores atuais trabalham em conjunto.

Para isto, nada mais importante que iniciarmos a tarefa por meio do conhecimento dos aspectos naturais que nos permeiam e muitas vezes, ao alcance de nossos olhares e vivências. O Espaço Ambiental Voando nas Correntes do Meio Ambiente 2024 integra este cenário com a temática Sustentabilidade no Ar, onde pretende levar ao público presente no evento informações sobre a vasta gama de projetos e trabalhos de meio ambiente envolvendo as diferentes entidades parceiras.

Confira abaixo as entidades parceiras e o que será oferecido:

Parceiros: APA da Lagoa de Itapeva, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba, CoastSnapRS, Geoparque, Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (GEMARS), Parque Estadual de Itapeva (PEVA), PATRAM, Secretaria de Educação e Conselho Municipal do Meio Ambiente – COMMAM.

Composição da tenda:

Exposição de banners dos Programas de Educação Ambiental da SMAURB;
Exposição de banners dos projetos das entidades parceiras;
Exposição de totens da Apa da Lagoa;
Exposição de quadros da fauna marinha regional;
Exposição de materiais osteológicos da fauna marinha regional;
Atividades lúdicas, jogos educativos e mesa de pinturas para as crianças;
Doação de mudas de espécies nativas;
Distribuição de panfletos e adesivos de Programas Ambientais;
Feira de Adoção de filhotes (somente na quinta-feira a tarde).