34º Festival Internacional de Balonismo está cancelado em virtude do decreto estadual nº 57.596, de 1º de maio de 2024

A Prefeitura de Torres, através da Secretaria de Turismo, junto com a Federação Gaúcha do Balonismo anunciaram na manhã desta quinta-feira, 2 de maio, o cancelamento do 34º Festival Internacional de Balonismo em virtude do decreto estadual nº 57.596, de 1º de maio de 2024, no qual o governador Eduardo Leite declara estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul afetado pelos eventos climáticos de chuvas intensas ocorridos desde de 24 de abril.

Após o Estado do RS emitir o decreto, o prefeito Carlos Souza reuniu-se com todo o secretariado e com o presidente da FGB, Rogério Daitx, para avaliarem a situação. Em seguida, os participantes da reunião anunciaram o cancelamento do 34º Festival Internacional de Balonismo baseados com o respaldo jurídico do citado decreto. Também neste encontro foi criada a Ação Festival Solidário que visa amenizar a difícil situação da população atingida pelas enchentes em nosso Estado.

O Estado e, especialmente a região da Grande Torres, é atingido por chuvas intensas, alagamentos, inundações, riscos de desmoronamentos. Na região, comunidades do interior de Torres já se encontram alagadas, assim como municípios da encosta da Serra e às margens de grandes rios, como Mampituba, Maquiné, Três Forquilhas, estão entre as que enfrentam mais dificuldades e possuem comunidades isoladas.