No dia 30 de agosto, a equipe da Casa de Acolhimento Estrela Guia, junto com a secretária de Assistência Social Neusa Dias de Araújo Carlos participaram do X Encontro das Casas de Acolhimento do Litoral Norte no município de Mostardas. O encontro proporcionou a reflexão de assuntos pertinentes ao bom funcionamento das casas de acolhimento bem como possibilitou a capacitação da equipe técnica e educadores da casa a partir de palestras e discussões como: “o papel do monitor no contexto das casas Acolhedoras”.
A participação do Promotor de Justiça da Vara da Infância e Adolescência, Fernando Gonzales Tavares, ressaltou a importância da participação do poder publico e investimentos nestas instituições para que possamos garantir uma prestação de serviço eficiente, bem como condições dignas às crianças que advém de situações de vulnerabilidade e risco.
Sendo instituições que acolhem provisoriamente crianças e adolescentes, precisam garantir proteção integral por meios de serviços que garantam o acolhimento em ambiente com estrutura física adequada, oferecendo condições de moradia, higiene, salubridade, segurança, acessibilidade e privacidade. São afastadas do convívio familiar por medida protetiva, em função de abandono ou impossibilidade dos pais cumprir sua função de cuidado, até que seja viabilizado o retorno familiar ou para família substituta.
Ter uma equipe qualificada e bem preparada é fundamental para enfrentar os desafios do dia a dia na instituição.Desta forma, a Casa de Acolhimento Estrela Guia agradece a Prefeitura Municipal de Torres por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos pela oportunidade de atualizar-se e aprimorar os serviços oferecidos nesta Casa.