Feira da Agricultura Familiar supera expectativa de vendas em Torres

Cerca de R$380mil foram comercializados na Feira Estadual de Agricultura Familiar que ocorreu entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro na Rua Itapeva junto à Praça XV de Novembro. Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca, José Vanderlei Brocca, as vendas superaram as expectativas nesta 34ª edição da Feira. O feriadão de Navegantes intensificou as visitas nos estandes dos 56 participantes, provenientes de diferentes regiões do Estado. O horário de funcionamento era das 11h à meia-noite, porém, às 20h de domingo, dia 4, várias estandes estavam fechadas por terem vendido tudo.

O evento disponibilizou uma diversidade de produtos, tais como queijos, salames, geleias, biscoitos, doces, sucos naturais, bolos, cucas, pães, vinhos, erva-mate, cuias, cachaça, mel, flores, plantas e artesanato. Queijos e salames foram os produtos mais procurados. Quase mil e 500 quilos de queijo e outro tanto de salame foram vendidos. A Feira é promovida pela Fetag, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura Municipal de Torres, Emater, Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e tem o apoio do Sicredi.

A solenidade de abertura oficial ocorreu às 17h do dia 31 de janeiro, quando de uma maneira geral as autoridades destacaram que as agroindústrias precisam deste espaço de comercialização. Esta é a principal alternativa para o desenvolvimento econômico e social do campo garantindo também a sucessão familiar na propriedade. Este ano, participaram do evento, três agroindústrias torrenses que já contam com a certificação legal do Programa da Agroindústria Familiar, caso da Orquisel (Estrada do Mar), a Afarve (Rio Verde)e a Rosa Schardosim (Areia Grande).