Prefeitura promove reunião para tratar do Carnaval 2017

O Carnaval de 2017 foi pauta de reunião na Prefeitura na tarde da última quinta-feira, 12 de janeiro. Com o propósito de viabilizar esta grande festa popular em Torres, o prefeito Carlos Souza convidou as lideranças dos blocos carnavalescos e proprietários de quiosques à beira mar para tratar do tema, acompanhado da secretária de Turismo, Carla Daitx, e servidores da Pasta. Com o encontro, o prefeito busca viabilizar uma parceria para a realização do evento.

Inicialmente o prefeito disse aos presentes, que devido a atual situação financeira do município, é necessário priorizar eventos, no caso, o Festival de Balonismo e o Réveillon. “Gostaríamos de realizar um evento importante por mês mas não há condições”, acrescentou a secretária Carla. Diante deste quadro, Carlos Souza destacou que para a realização de uma festa com segurança e qualidade era preciso a parceria, agradecendo a participação de todos na busca desta solução. Durante o encontro foi estimulada uma despesa aproximada de R$ 100 mil com relação a segurança, saúde, banheiros químicos, trânsito, entre outros, para execução da festa.

Por tratar-se de um grande evento aberto, são muitas as obrigações legais a serem cumpridas. Esta foi a maior preocupação durante o encontro. Representantes dos blocos e dos quiosques citaram casos que respondem na justiça com relação a legislação ambiental, por exemplo. Também foram levantadas graves questões referentes a violência. A organização do evento sempre define um horário para o encerramento da festa, mas muitos populares permanecem na rua.

Foram debatidos quais os propósitos de Torres com relação ao Carnaval. A profissionalização da festa foi discutida com a finalidade de que a cidade seja no futuro uma referência com o evento. Muitas sugestões foram lançadas como o de “um esquenta” na Avenida Rio Branco e beira-mar e após a produção de uma grande festa em local privado. Por enquanto foram sugestões. Na próxima segunda-feira, 16 de janeiro, nova reunião será realizada para definição do tema e encaminhamentos.