Mantido diálogo sobre a Praia de Fora na Prefeitura

O prefeito Carlos Souza recebeu nesta quinta-feira, 26 de janeiro, representantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente que solicitaram audiência para tratar do cumprimento da ação civil pública de autoria do Ministério Público Federal sobre a proibição de veículos automotores na Praia de Fora. O propósito principal foi dos conselheiros conhecerem o encaminhamento, por parte do Município, do plano de uso do local em questão. Também participaram do encontro a secretária do Meio Ambiente e Urbanismo, Eliana Machado, e a secretária de Turismo, Carla Daitx.

Inicialmente o prefeito disse que trabalha pela legalidade, por esta razão o acesso foi fechado. Nesta semana também foram impedidas todas as entradas para as Praias do Sul. Carlos Souza manifestou-se favorável ao acesso de veículos no local, desde que ocorra um acesso regrado e monitorado. Recentemente a Prefeitura protocolou na Fepam- Fundação Estadual de Proteção Ambiental, o plano de uso do lugar . “O trabalho é uma proposta de uso regrado da beira de praia para avaliação, onde itens poderão ser incluídos e excluídos”, disse.

Durante a audiência foram abordados vários assuntos referentes ao Parque Estadual de Itapeva. Um diálogo franco e de parceria marcou o encontro entre o Município, Commam e o gestor do PEVA, Paulo Carlos Grubler. A presidente do Conselho, Ivana Freitas, agradeceu a receptividade do prefeito. Entre as ações encaminhadas, a Prefeitura terá mais uma cadeira na revisão do Plano de Manejo do PEVA e na Zona de Amortecimento. Além da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, deverá ainda participar, a Secretaria de Turismo.

(Carmem Gonçalves-Diretoria de Comunicação e Marketing)