Torres é contemplada com um pluviômetro

A Prefeitura de Torres foi contemplada no último dia 2 de agosto com um pluviômetro automático. A parceria firmada com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, resultou na instalação de um moderno aparelho automático na sede do Corpo de Bombeiros Militar de Torres.

O pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local. O equipamento instalado pelo Cemaden envia os dados de forma automática e não necessita de energia elétrica para funcionar. Como a função do equipamento é coletar e medir a chuva, é necessário que seja instalado em locais descobertos onde não haja obstáculos (árvores, prédios altos, etc.) que possam interferir na quantidade de chuva captada.

De acordo com o coordenador de Defesa Civil de Torres, Elói do Nascimento, o principal objetivo é ampliar a rede de monitoramento pluviométrico, auxiliando na previsão de desastres naturais e reduzindo os danos socioeconômicos e ambientais.