Esquadrilha da Fumaça faz um grande show no Balonismo

Foi um sucesso a apresentação da Esquadrilha da Fumaça neste domingo à tarde no 29º Festival Internacional de Balonismo. A apresentação única e gratuita, atraiu grande público no Parque do Balonismo Odilo Webber Rodrigues. O show levou o público ao delírio com suas manobras aéreas. A presença da Esquadrilha em Torres contou com a nova aeronave A-29 Super Tucano. A apresentação tem o apoio da Arcanjos Shows Aéreos.

Toda apresentação conta com sete pilotos em sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função específica, e as manobras são realizadas ora com os sete aviões, ora com quatro, ora com três e ora com um avião, o Isolado. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. As missões também podem contar com avião de apoio para o transporte de equipe e material. A demonstração tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias.

Quase no término do show, as aeronaves realizam uma escrita no ar. Em Torres foi desenhado um coração. Nesta área, uma novidade é a adoção da fumaça ecologicamente correta, baseada no conceito sustentável de não agredir o meio ambiente. O sistema de escrita com fumaça foi um projeto criado por técnicos da Fumaça para ser utilizado, inicialmente, na aeronave T-27 Tucano. A fumaça sai entrecortada do avião e os sinais podem ser vistos por espectadores a uma altura de, aproximadamente, dez mil pés, o que corresponde a três mil metros.

Em 14 de maio de 1952, aconteceu a primeira demonstração oficial da Esquadrilha da Fumaça no Rio de Janeiro. Com a nobre missão de apresentar demonstrações aéreas por todo o Brasil e pelo mundo afora, a Esquadrilha divulga a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB). O Esquadrão de Demonstração Aérea – EDA (nome oficial) se localiza na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, no estado de São Paulo. Entre as suas atribuições está a de participar do processo de integração nacional, marcando a presença da FAB nos eventos realizados em todo o país.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Pular para o conteúdo