A soma de esforços é a única solução para enfrentar a violência

“Nós estamos em guerra. A única maneira de enfrentar a violência é o trabalho em conjunto da sociedade a favor da segurança pública.” A afirmação é do secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer, ao participar nesta sexta-feira, 19 de maio, do I Fórum Regional de Segurança Pública realizado em Torres. O Fórum lotou o auditório da Ulbra com representantes de diferentes segmentos da cidade e região. O prefeito Carlos Souza ao se manifestar no evento também destacou a soma de esforços para uma solução conjunta. Algumas ações já serão encaminhadas em Torres.

Representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal e Estadual, Poder Judiciário, Ministério Público, prefeitos da região, vereadores, secretários municipais, líderes comunitários e público em geral lotaram o local. O evento, como disse o advogado César Grazziortin, do Consepro, é o marco do início de diálogo permanente sobre segurança na região.

Ocorreram muitas manifestações, mas a fala do secretário de segurança era a mais aguardada. Ele disse que não queria transferir responsabilidade, mas que era preciso o apoio de todos para o encaminhamento de uma solução. A maior preocupação do secretário foi a de que precisamos resolver a causa da violência e não apenas a consequência. “Problemas da sociedade se refletem na segurança pública.”

Cezar Schirmer não trouxe boas notícias imediatas para a região. Disse que no momento não tem como aumentar o efetivo militar. Que após julho quase todos os municípios gaúchos contarão com três militares e a partir de dezembro, dependendo da necessidade, com cinco. Muitas questões pontuais foram tratadas no evento. O vereador Pardal sugeriu a criação de um Fundo para a Segurança. O prefeito Carlos falou da reestruturação da Guarda Municipal que já realiza Ronda Escolar e que se estuda a atuação no trânsito, contribuindo com a Brigada Militar. Durante o evento surgiu a ideia do estacionamento rotativo nas principais ruas da cidade também visando angariar fundos para a segurança pública. O prefeito disse que o tema será alvo de estudo.

Antes de participar do Fórum organizado pela Câmara de Vereadores e o Consepro, o secretário Cezar Schirmer fez uma visita de cortesia à Carlos Souza na Prefeitura. Na ocasião, foi recebido por autoridades locais como a presidente da Câmara de Vereadores, Gisa Webber, representantes da Brigada Militar, empresário Eraclides Maggi e vereador Gimi. Na rápida visita foram abordadas questões como o crescimento de Torres e os veraneios que o secretário costuma fazer aqui com sua família.