Acordado convênio dos municípios com a Casa de Acolhimento Estrela Guia

Ficou acordado para mais um ano, a vigência do convênio entre a Prefeitura de Torres e os municípios da Comarca quanto a manutenção da Casa de Acolhimento Estrela Guia. Na reunião realizada no dia 28 de junho, quarta-feira, foi discutida a continuidade do convênio que está em vigência até 4 de agosto, ficando ajustado que os representantes dos municípios devem retornar no final de julho, em data a combinar, para assinatura do termo de convênio pelo período de 12 meses.

Participaram da reunião presidida pela secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Neusa Carlo, e pela diretora administrativa, Marivânia Rodrigues de Oliveira, o prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst; o prefeito de Dom Pedro de Alcântara, Dirceu Pinho Machado; o prefeito de Três Cachoeiras, Flávio Raupp Lipert; e representante de Mampituba. De Torres também estava presente a Procuradora-Geral do Município, Pâmela de Souza. Da Comarca ainda fazem parte os municípios de Morrinhos do Sul e Três Forquilhas.

O termo de convênio fixa o repasse mensal de R$ 831,90 pelo município e também o compromisso de manter um servidor público junto à Casa de Acolhimento. No encontro foram tratadas questões pontuais deste acolhimento que deve proporcionar um ambiente próximo de uma rotina familiar, favorecendo o convívio comunitário, oportunizando a reinserção na família de origem ou substituta, atendendo a todas as premissas do Estatuto da Criança e do Adolescente. Conforme enfatizou a diretora administrativa da Secretaria de Assistência Social, a Casa é uma preocupação dos municípios, Ministério Público e sociedade.