Cerca de 200 pessoas participaram do “Meu Bairro Melhor” na Praia Paraíso

Cerca de 200 pessoas participaram nesta quinta e sexta-feira, dias 13 e 14 de julho, da primeira edição do programa “Meu Bairro Melhor” que tem o propósito de apresentar os diversos serviços da administração municipal e escutar as demandas da população. Realizado na Praia Paraíso, na sede da Associação dos Moradores, contou com a presença de moradores desta praia, da Real, Santa Helena e Estrela do Mar. O programa começou com o atendimento de uma antiga reivindicação: a Rua Caxias do Sul recebeu serviço de limpeza em geral, corte de grama, de galhos, pintura do meio-fio e limpeza de bueiro.

Todos os secretários municipais e Procuradora-Geral do Município estavam presentes levando informações sobre as ações de suas Pastas. Foram distribuídos materiais que explicavam sobre as atividades. Os banners sobre as ações espalhados pelo salão da entidade orientavam os moradores sobre a localização de cada Secretaria. O programa foi aberto quinta-feira à noite pelo prefeito Carlos Souza, seguido da manifestação dos secretários, de alguns moradores e vereadores. Presentes os vereadores Zete Silveira, Carlos Jacques e Jeferson de Jesus Santos..O presidente da Associação dos Moradores da Praia Paraíso, Alfredinho Bagatini, disse que, assim como a Prefeitura, deseja melhorias para as Praias do Sul e para tanto deverá em breve formalizar parcerias com o Município.

BOA NOTÍCIA

A principal demanda das Praias do Sul refere-se a limpeza das ruas, manutenção dos acessos, os buracos, a falta de calçamento e ausência de pavimentação. Uma boa notícia foi apresentada aos presentes no evento: a Prefeitura já tem projeto protocolado junto ao Ministério das Cidades solicitando recursos para drenagem e asfalto na rua principal com o custo previsto de R$ 6 milhões. Nesta sexta-feira pela manhã, o presidente da Associação já mostrou-se satisfeito com a limpeza geral que a Secretaria de Obras e Serviços Públicos realizou na extensão da Caxias do Sul, a principal do lugar. Para a atividade foram utilizadas seis roçadeiras, dois caminhões, uma retroescavadeirae empregadas a mão de obra de cerca de 20 integrantes do Programa Frente Emergencial do Trabalho.

No interior da Associação foi realizado um mutirão das ações da Prefeitura, em destaque o consultório odontológico itinerante, atendimento com médico clínico geral, aferição de pressão alta, informações sobre testes rápidos, orientação sobre prevenção contra o Aedes aegypti, atividades esportivas, hora do conto, cama elástica, informação sobre o CadÚnico, Cras e Creas, orientações jurídicas, orientações sobre o Refis – condições especiais para parcelamento de dívidas com o Município, Sala do Empreendedor, Guarda Municipal, Defesa Civil, Ouvidoria Pública, Procon e informações do Centro de Referência da Mulher, entre outros.

Além dos moradores, muitos grupos passaram pela Associação para conhecer a programação do “Meu Bairro Melhor”. Como exemplo, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Tamandaré que lá estiveram pela manhã e tarde desta sexta e os Três Grupos de Convivência de Terceira Idade coordenados pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos: Bem Viver, da Itapeva Sul; Dunas, da Itapeva Norte; e Navegar, da Praia Recreio. A CEEE e a Corsan também estiveram presentes no evento. Escutaram os moradores e encaminharam providências, A principal demanda, em ambas as Companhias, foi a ampliação de rede.