Técnicos da Prefeitura e comerciantes discutem descarte de lixo na cidade

Com o objetivo de regularizar o descarte de lixo na cidade, a Prefeitura promoveu na tarde desta quarta-feira, 2 de agosto, reunião com os comerciantes locais, para juntos encaminharem uma solução sobre o problema que é alvo de preocupação, principalmente por tratar-se de uma cidade turística. Atualmente, os empresários são informados formalmente pelos técnicos do Município sobre o horário de coleta urbana e seletiva e o correto acondicionamento dos resíduos. A partir de 1º de setembro, quem não atender a legislação, terá que ser multado, adverte a secretária municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Eliana Machado.

Lixo espalhado pelos canteiros das ruas da cidade e até mesmo em praças, como a XV de Novembro, é rotina em Torres. Com o propósito de organizar a situação, é que foi convocada a reunião que contou com a presença de cerca de dez empresários de diferentes áreas que mostraram-se favoráveis a iniciativa por contribuir para uma cidade mais limpa e bonita. Todos vão se empenhar em colocar o lixo perto do horário de recolhimento, a fim de diminuir o acesso dos andarilhos e cães que de acordo com o o grupo, são os responsáveis por espalhar o lixo. Os empresários também atribuíram aos frequentadores das praças, o lixo na beira-mar e calçadão.

Projeto de lei está sendo elaborado pela Secretaria sobre o assunto e breve será encaminhado à Câmara Municipal tratando inclusive do valor da multa a ser aplicada. Neste diálogo que teve o intuito de construir uma cidade limpa, várias sugestões foram apresentadas. Ficou encaminhado que a Prefeitura vai realizar um projeto de lixeiras, assim como os empresários também apresentarão ideias numa próxima reunião que será marcada para breve, quando o tema voltará a ser discutido. Entre os presentes nesta reunião estavam representantes das entidades do Sindilojas, Associação dos Quiosques e empresários como Nasser Samhan e Evaldo Maggi.