Semana de Vacinação do Adolescente começa nesta segunda

Com o propósito de reforçar a proteção contra doenças em adolescentes, a Secretaria Municipal de Saúde participa da Semana de Vacinação do Adolescente e divulga a relação de vacinas em suas Unidades Básicas de Saúde. O Ministério da Saúde promove a Semana que começa nesta segunda-feira, dia 21 de agosto, até a próxima sexta-feira, dia 25. O horário de funcionamento das Salas de Vacinas é o normal das Unidades, ou seja, no Posto Central, das 8h às 12h e das 13h às 17h e nos ESF’s das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Estarão disponíveis nas Unidades, para atualização da caderneta de vacinação dos adolescentes, as seguintes vacinas:
Vacina Hepatite B- todos os adolescentes.
Vacina Dupla Adulto (difteria e tétano)- todos os adolescentes.
Vacina Febre Amarela – todos os adolescentes.
Vacina Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) – todos os adolescentes.
Vacina HPV: para meninas de 09 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.
Vacina contra o Meningo C: para meninos e meninas, de 12 e 13 anos.

De acordo com os técnicos da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, quando se trata de questões relacionadas às imunizações, os pais costumam seguir o calendário de vacinação dos filhos rigorosamente quando são crianças. Porém, depois de atingir os seis anos de idade, momento em que a caderneta costuma ficar completa, muitos deixam de se preocupar com a questão. Para alguns imunobiológicos, é na adolescência que se encontra a necessidade de realizar doses de reforço, para manter altos níveis de proteção. O Programa Nacional de Imunizações / Ministério da Saúde mantém um calendário vacinal destinado a adolescentes entre 10 e 19 anos de idade.