Administração municipal providencia retomada de obras na Praça da Lagoa do Violão

Com o propósito de impulsionar a infraestrutura turística em Torres, a Prefeitura está elaborando vários projetos em diferentes segmentos. A retomada das obras na Praça da Lagoa do Violão é uma das propostas mais imediatas. O projeto já tem recursos captados junto ao Ministério do Esporte na ordem de R$ 292.500,00 (292 mil e 500 reais) com uma contrapartida do Município de R$ 38.728,92 (38 mil, 728 reais e 92 centavos ). O valor total de investimento é de R$ 331.228,92 (331 mil, 228 reais e 92 centavos).

Conforme comenta a responsável técnica pelo projeto, arquiteta e urbanista Karina Carnevalli, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo, o projeto visa dar continuidade a implantação da infraestrutura necessária para que os cidadãos aproveitem o espaço para atividades de lazer, recreação, esportes, eventos e contemplação da Lagoa do Violão. Quadra poliesportiva (basquete, futebol e vôlei) , ciclovia, playground, banco lúdico que forma um passeio orgânico na praça e iluminação com postes padrão da orla da Lagoa.

A arquiteta explica que a Praça Alberto Teixeira da Rosa anteriormente abrigava o Ginásio de Esportes Municipal, demolido por problemas de estrutura, conta hoje com um terreno plano, utilizado para Feira de Produtos Ecológicos, que acontece aos sábados de manhã. O projeto arquitetônico de implantação de infraestrutura esportiva inicialmente fora aprovado em 2014, o que gerou uma licitação que teve ordem de serviço em março de 2015 e, por inexecução da contratada, teve o contrato encerrado em fevereiro de 2016.

Atualmente, o termo de referência encontra-se na Caixa Econômica Federal, responsável pela apreciação do projeto. O estudo encontra-se em fase final de apreciação junto à GIGOV – Gerência Executiva de Governo da Caixa, em Porto Alegre. A próxima fase é a licitação para contratação da prestação de serviços.