Saúde divulga número de focos de mosquito Aedes aegypti em bairros de Torres

O município de Torres está com o nível de presença do mosquito Aedes aegypti em situação preocupante, sendo esta situação considerada de médio risco, conforme classificação dada pelo Ministério da Saúde. A afirmação é do diretor de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Lasier França, informando que o Levantamento de Índice Rápido para o mosquito foi , realizado pela Secretaria, através do Departamento de Vigilância, entre os dias 15 e 26 de janeiro.

O município teve como Índice de Infestação Predial (IIP) o valor de 1,9%. O Ministério da Saúde classifica três categorias: até 1% o nível é satisfatório, de 1% a 3,9% a situação é de alerta, superior a 4% há risco de surto de doenças relacionadas ao inseto. De acordo com o diretor, os imóveis visitados durante esse trabalho foram definidos por sorteio, através do programa utilizado para gerenciar o Lira’a. A partir daí os agentes de endemias trabalham nestes locais pré-determinados em busca dos focos.

Lasier França reforça que os agentes têm orientado a população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito, como objetos que acumulam água parada, garrafas, vasos ou pneus dentro de casa ou nos quintais. Ele lembra também que a maioria dos focos, cerca de 95%, foram encontrados nas residências.

A secretária municipal de Saúde, Suzana Machado, destaca que as ações de combate ao Aedes continuarão e devem envolver tanto os agentes de endemias, como a própria população, que precisa se empenhar adotando medidas preventivas em seu cotidiano.

Até o momento os bairros com focos de Aedes aegypti em Torres são estes:

Campo Bonito: 3 focos
Centenário: 2 focos
Centro: 4 focos
Curtume/Stan: 5 focos
Estrela do Mar: 2 focos
Getúlio Vargas/Predial: 8 focos
Guarita: 5 focos
Igra: 1 foco
Itapeva Sul: 4 focos
Praia Paraíso: 5 focos
Praia da Cal: 2 focos
São Brás: 01 foco
Vila São João: 1 foco
São Jorge: 2 focos
Engenho Velho: 2 focos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Skip to content