Reforma no prédio do SAE vai aprimorar o atendimento dos usuários

O prefeito Carlos Souza assinou, na manhã desta sexta-feira, 16 de fevereiro, o contrato de prestação de serviço que fará reforma nas instalações do Serviço de Atendimento Especializado-SAE, situado no prédio do Posto Central de Saúde, o Américo Muniz dos Reis. O trabalho inicia já na próxima segunda-feira e tem uma previsão de término para 120 dias. A iniciativa vai proporcionar um melhor atendimento aos usuários do Serviço, possibilitando a individualização dos setores no local. O evento contou coma presença da secretária da Saúde, Suzana Machado, e do secretário de Planejamento e Participação Cidadã, Matheus Junges.

Com a obra, o setor vai ter duas entradas A entrada já existente, perto da Sala de Vacinas, será o acesso dos portadores de Hepatites Virais, HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. O acesso secundário ficará próximo a esquina do prédio e abrigará os portadores de Tuberculose. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Suzana Machado, e a enfermeira responsável pelo SAE, Veridiana Alves de Oliveira, o maior objetivo da reforma é o de diminuir o risco de infecção dos portadores de HIV, em contato com portadores de outras doenças.por já contarem com sistema imunológico baixo.

Ambas entradas receberão uma cobertura em estrutura metálica coberta com placas de policarbonato alveolar, contendo um letreiro de identificação no local. No acesso secundário, será executado uma rampa de acessibilidade para portadores de necessidade especial. A entrada principal já possui esta rampa. Na parte interior da edificação, será executada a recepção nova, uma copa, um depósito, e pintura interna em todas as paredes e teto. A obra será executada pela empresa Broccar Indústria e Comércio de Estrutura para Eventos e tem um custo próximo a R$ 25mil, oriundo do Governo Federal.

Atualmente o SAE realiza uma média de 30 atendimentos diários, contando com dois médicos, uma psicóloga, uma enfermeira, quatro técnicas de enfermagem e uma funcionária na higienização. A maior parte do atendimento é encaminhada pelas unidades de Saúde. O Serviço oferece ainda os Testes Rápidos que ocorrem todas às segundas e quartas-feiras das 8 às 11h e das 13h às 16 Não precisa de jejum e é obrigatório apresentar o Cartão do SUS e Identidade. Nas últimas quartas-feiras do mês é programada uma grande ação de testagem rápida, das 8h às 22h.