Prefeitura apresenta proposta positiva de reposição salarial para servidores

A Prefeitura de Torres encaminhou ao Simto e Cepemto, na última segunda-feira, 19, a proposta de revisão geral anual dos salários e também do auxílio-alimentação dos servidores, após tratativas em reuniões anteriores com lideranças das duas entidades. Conforme relatado no documento que formaliza a proposta, a Administração Municipal se baseou no que prevê a legislação e considerou a situação econômica da Prefeitura que, apesar de uma redução de 54% da insuficiência financeira, alcançada no ano passado com o esforço do governo e de todos os servidores, o número ainda requer medidas de contensão.

Nos últimos anos, o indicador utilizado para calcular o reajuste foi o Índice Geral de Preços ao Mercado (IGP-M / FGV). No ano passado, a Prefeitura concedeu reajuste de 6,66% com base neste indicador. Em 2017, período de referência utilizado para calcular a reposição, o IGP-M foi negativo em – 0,41%, o que acena para que não haja qualquer reajuste. No entanto, a Prefeitura apresentou a proposta de reajuste salarial de 1,87%, considerando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC / IBGE). A Prefeitura apresentou também proposta de aumento de 10% do valor do vale-alimentação, apesar de a legislação não prever tal reajuste.

O prefeito Carlos Souza afirma que, mesmo com o cenário econômico desfávorável e o IGP-M negativo, a Administração Municipal decidiu oferecer este índice de reposição por entender que é justa e necessária a reposição salarial para os servidores. Na sessão da Câmara de Vereadores da última segunda-feira, o prefeito destacou as diversas ações da Administração Municipal voltadas aos trabalhadores, o que demonstra o compromisso da atual gestão com a valorização de todos que servem à população.

Entre os principais resultados, o prefeito destacou a ativação da Escola do Servidor, que já ofereceu cursos para mais de 800 servidores em apenas um ano. “Servidores que estão há anos na Prefeitura e não tinham recebido qualquer tipo de qualificação, tiveram a oportunidade de participar de treinamentos que realizamos”, afirmou o prefeito, que também apresentou como resultado o incentivo à qualificação através de convênios com instituições de ensino que oferecem descontos para servidores e seus dependentes e ainda a contratação de psicóloga para atendimento aos funcionários, dentro do Programa Qualidade de Vida do Servidor. Carlos Souza lembrou também da convocação de 80 novos servidores aprovados em concurso público para qualificar os serviços públicos e destacou que, em 2017, a Prefeitura de Torres manteve os salários dos servidores rigorosamente em dia, enquanto que outros municípios atrasaram e parcelaram salários.