30º Festival Internacional de Balonismo de Torres é lançado oficialmente no Palácio Piratini

Diversos balões coloriram a Praça Marechal Deodoro, no centro de Porto Alegre, nesta quarta-feira (21), durante o lançamento do 30º Festival Internacional de Balonismo de Torres. A cerimônia aconteceu no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, com a presença do governador José Ivo Sartori, do prefeito Carlos Souza e de diversas lideranças.

“O lançamento desta edição é mais um exemplo de que se a gente não agir em parceria com as prefeituras e entidades, não vamos para frente. Acredito que este evento é uma forma de elevar o nome do Rio Grande do Sul, apresentando a todos a beleza do trabalho e da dedicação do povo gaúcho”, ressaltou o governador.

Para o prefeito Carlos Souza, o festival também é uma forma de movimentar a economia e o turismo da região. “O nosso município vem se consolidando como capital nacional do balonismo. Estamos muito felizes em trazer uma pequena parte do evento para o Piratini. Com certeza, é uma edição especial, afinal, são 30 anos ininterruptos gerando vagas de emprego, renda e desenvolvendo a economia da região”, afirmou.

Este ano, o Festival será realizado entre os dias 27 de abril e 1º de maio, de sexta-feira a terça-feira, no Parque Odilo Webber Rodrigues. A última edição do evento atraiu cerca de 300 mil pessoas. Como o acesso ao Parque é gratuito, a Prefeitura realizará mais uma vez a campanha Balonismo Solidário e estará arrecandando na entrada alimentos não-perecíveis a serem doados a famílias carentes do Município. O público paga apenas o ingresso para os shows. Estão confirmados quatro shows nacionais: Fernandinho (sexta-feira), Lucas Lucco (sábado), Raça Negra (domingo) e Nando Reis (segunda-feira).

O Festival Internacional de Balonismo é considerado o maior evento deste tipo na América Latina. Estarão presentes pilotos de balões de diferentes países e de vários pontos do Brasil. Já estão confirmados 65 balões, considerado número recorde de balões em Torres. O evento é uma realização da Prefeitura de Torres, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, e Air Show, empresa responsável pela organização técnica.

Quem for ao Festival de Balonismo deste ano vai encontrar melhorias na infraestrutura do Parque. A Prefeitura de Torres está realizando a pavimentação de mais de 4 mil m2 da área do Parque, oferecendo maior conforto para o público e atendendo a uma antiga reivindicação de moradores e visitantes.

O voo de abertura dos 30 anos do Festival está programado para o dia 27 de abril, às 16h30. Os voos competitivos acontecem do dia 28 de abril ao dia 1º de maio sempre às 7 h e às 16 h, sujeitos a alterações conforme as condições do tempo. A programação também inclui o tradicional Night Glow, o espetáculo dos balões iluminados, no dia 29 de abril, às 20 h, no Parque de Balonismo, e no dia 30, às 20 h, na Praia Grande. O evento conta com atrações paralelas como tenda cultural, feira comercial, Food Park e Feira da Agricultura Familiar.

30º FESTIVAL INTERNACIONAL DE BALONISMO DE TORRES

De 27 de abril a 1º de maio de 2018

Parque Odilo Webber Rodrigues – Avenida Castelo Branco

Entrada Gratuita no Parque / arrecadação de 1 kg de alimento não-perecível