Prefeitura debate alternativas para melhorar fluidez no trânsito durante o 30º Balonismo

A fluidez no trânsito durante a realização do 30º Festival Internacional de Balonismo foi tema de reunião promovida pela Prefeitura nesta quinta-feira, 22 de março. Além de secretários e técnicos da administração municipal, a reunião contou com a participação de representantes da Brigada Militar, da Air Show, responsável técnica do evento, e da Federação Gaúcha de Balonismo. Várias sugestões foram apresentadas para amenizar as dificuldades verificadas durante o 29º Festival. Em breve outra reunião será realizada, após visita in loco de algumas alternativas apresentadas.

Na reunião coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo, o assunto foi estudado com grande debate. Inicialmente foi tratada a questão dentro do Parque do Balonismo. Aqui, a maior preocupação era da representante da Air Show, Mônica Oliveira, referindo-se ao fluxo no trânsito dos balonistas com suas camionetas, seja na entrada e saída do local como também para o abastecimento de gás. A princípio ficou estabelecido que a Estrada do Normélio será utilizada exclusivamente pelos balonistas e moradores do local.

Por meio de gráficos, mapas e dados foram apresentadas várias opções para amenizar o grande congestionamento ocorrido em toda a cidade no ano passado. Foram debatidos o fechamento novamente de alguns cruzamentos na Avenida Castelo Branco, a possibilidade de mão única em algumas ruas próximas ao Macromix, o encaminhamento para a Luiz Gonzaga Capaverde, pela Independência, Salinas, entre outras. Na próxima reunião o assunto retorna, após visita aos locais, quando também será debatida a organização do estacionamento gratuito dentro do Parque.

Em qualquer uma das alternativas sugeridas para melhorar o trânsito nesta festa onde são aguardadas mais de 300 mil pessoas, foi sempre destacado, principalmente pelo tenente Carvalho, da Brigada Militar, a importância de sinalização orientando os visitantes sobre novas rotas em direção ao centro da cidade, para que ninguém fique embretado, salientou. Também foi enfatizada a importância da divulgação destas rotas para conhecimento de todos na cidade.

O mapa destas rotas opcionais deverá também ser acessado pela população através de um aplicativo no whatsapp. Os visitantes do 30º Balonismo ainda poderão ter o apoio de voluntários nesta área. A sugestão é do secretário de Planejamento e Participação Cidadã, Matheus Junges. Também participaram desta reunião, a secretária da Fazenda e interina da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, Maria Clarice Brovedan; o secretário de Obras e Serviços Públicos, Davino Lopes; o secretário do Meio ambiente e Urbanismo, Júlio Agápio; o secretário de Desenvolvimento Rural e Pesca, José Vanderlei Brocca; a Procuradora-Geral do Município, Pâmela de Souza, o servidor Marcone Minotto, da Coordenadoria Municipal de Trânsito, entre outros.