Geoparque e Geoturismo em destaque no Parque da Guarita neste sábado

No dia 31 de março, os Geoparques da América Latina, assim como os projetos candidatos à Geoparque Mundial da Unesco, estarão comemorando o Dia Latinoamericano do Geoturismo. O Geoturismo é uma forma de turismo sustentável com foco primário nas feições geológicas da Terra, numa visão cultural, de conservação e busca de benefícios para as populações locais, propondo ao visitante um aprofundamento sobre as origens do ambiente em que vive.

O Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul vai celebrar a data com uma agenda cheia de atrações de forma integrada em quatro cidades que fazem parte do Projeto, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina: Cambará do Sul, Jacinto Machado, Praia Grande e Torres. A programação envolve alunos, comunidade, técnicos, turistas, organizações culturais, entre outros grupos.

Torres conta com uma programação especial que acontecerá no Parque Estadual da Guarita, onde está localizado um dos importantes geossítios do território do Geoparque Cânions do Sul. Durante todo o dia todo de sábado as entidades que tem ligação com a cultura, com o tradicionalismo, a dança, os escoteiros, a comunidade indígena e artistas locais estarão reunidos no Parque conversando sobre geoturismo e sobre a importância do Parque da Guarita na vida da comunidade. A população em geral está especialmente convidada a participar de toda a programação.

Confira as atividades que serão realizadas em Torres:

DIA LATINOAMERICANO DO GEOTURISMO

SÁBADO | 31 de março | Parque Estadual da Guarita

10 h: Invernada Artística CTG Porteira Gaúcha

10 h: Encontro de Lobinhos Escoteiros do Mar | Ilha dos Lobos

10h30: Coral da Aldeia Nhã Porã

Das 14 às 18 h: Mostra de Dança com Inge Margot e Plié Estúdio

Manhã e tarde:

Visitas guiadas pela geóloga Maria Elisabete da Rocha no parque com destino ao afloramento atípico rochoso (Peperito)

Oficina de Reciclagem – com o artista plástico Paulo Abenserrage do Ateliê Arbório

Bate-papo e roda de chimarrão com sobre o Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul

O que é o Projeto Geoparque Cânions do Sul?

O Projeto Geoparque Cânions do Sul é integrado por sete municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina: Cambará do Sul, Jacinto Machado, Mampituba, Morro Grande, Praia Grande, Torres e Timbé do Sul. Este território reúne uma grande diversidade de sítios geológicos de particular interesse para o estudo da geologia, onde são promovidas estratégias de desenvolvimento sustentável baseada principalmente na conservação e na promoção educativa e turística do patrimônio geológico.

O Geoparque Cânions do Sul busca impulsionar o desenvolvimento sócio cultural, econômico e ambiental da região, por meio do turismo e o reconhecimento deste território como um Geoparque Mundial da UNESCO.