Acesso Sul de Torres deve ter projeto elaborado por técnicos da Prefeitura e do Peva

Com o objetivo de viabilizar um novo acesso a Torres, atendendo antiga demanda dos moradores e visitantes da cidade, representantes da administração municipal reuniram-se na tarde desta segunda-feira, 14 de maio, com o gestor do Parque Estadual de Itapeva para propor, em conjunto, a elaboração de projeto do acesso sul, com relação a Estrada do Normélio. O Ministério das Cidades já sinalizou com a aprovação da carta consulta sobre a pavimentação desta via que é lindeira ao Parque de Itapeva. O gestor Paulo Grübler disse que um novo acesso é necessário, mostrando-se receptivo. Na próxima semana, as assessorias técnicas da Prefeitura e Peva já devem começar a criar, juntas, o projeto.

Desta reunião realizada nas dependências da sede administrativa do Peva, localizada na Avenida Castelo Branco, e solicitada pelo município, participaram o secretário de Planejamento e Participação Cidadã, Matheus Junges; o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo Júlio Agápio da Silva; o presidente da Câmara de Vereadores, Fábio da Rosa; técnicos da Prefeitura e ainda o servidor administrativo do Parque, Ciro Silveira Trindade.

A maior preocupação do secretário de Planejamento foi de evidenciar a necessidade de uma parceria na elaboração deste projeto com a finalidade de facilitar e agilizar o processo de criação deste novo acesso no município. O propósito é o de não perder o recurso proveniente do programa “Avançar Cidades”, do Ministério das Cidades, contemplando a pavimentação de vias como a Estrada do Normélio e Rua Universitária. Para o gestor do Peva é fundamental que neste projeto estejam minimizados os impactos ambientais perante a execução desta obra como fluxo hídrico, conservação de fauna e flora, enfim, “que o projeto garanta a preservação ambiental frente aos impactos”.

A equipe técnica indicada pelo Peva para atuar com os técnicos da Prefeitura é a mesma contratada para executar a revisão do Plano de Manejo. Na oportunidade, Paulo Grübler destacou que o projeto de engenharia será colocado para aprovação do Conselho do Parque. Por sua vez, Matheus Junges salientou que o processo será transparente, acompanhado pela população, uma vez que este novo acesso é uma antiga demanda no município. Apesar da pavimentação da Rua Eldorado, conhecida como Estrada do Normélio, estar na pauta do novo acesso há muitos anos, esta é a primeira vez que o tema é tratado oficialmente com o gestor do Peva.