Semana do Meio Ambiente: abertura oficial terá placas educativas sobre fauna e flora

Começa nesta próxima segunda-feira, 25 de junho, as atividades da Semana do Meio Ambiente promovida pela Prefeitura de Torres. A abertura oficial do evento vai ocorrer na terça-feira, dia 26, às 9h, no calçadão da Praia Grande, ao lado do quiosque Chapéu de Palha. Na ocasião, vai ocorrer a apresentação das placas educativas que serão fixadas na orla e na Lagoa do Violão nos dias seguintes ao ato de abertura. O evento contará com a participação do prefeito Carlos Souza.

Ao todo serão 17 placas educativas coloridas tratando sobre a fauna e flora de Torres, medindo um metro por um metro e 60 centímetros, de chapa galvanizada com adesivo e aplicação de verniz UV. Quinze delas serão distribuídas na orla, entre os Molhes e a Praia da Cal e duas na Lagoa do Violão, nas extremidades da passarela. As placas foram confeccionadas a partir de medidas compensatórias oriundas de empreendimentos próximos à orla. Nas placas, entre os dados, estão o grau de ameça do exemplar e o comportamento que devemos ter em relação à situação.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

Você sabe qual a importância de preservar o meio ambiente? Participe entre os dias 25 e 29 de junho, de segunda a sexta-feira, da Semana do Meio Ambiente para “Entender e Conservar”, lema da Semana. O Dia Mundial do Meio Ambiente deveria ser comemorado em 5 de junho, mas teve o evento adiado em consequência da greve dos camioneiros. A data foi criada durante a Conferência de Estocolmo, organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972.
A Semana será realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo, trazendo várias atividades de gestão ambiental em parceria com entidades como a Onda Verde, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente(Departamento de Floresta e Áreas Protegidas), da Mamíferos Aquáticos GEMARS, do ICMBIO, Instituto Chico Mendes MMA, e do Projeto Geoparque- Caminhos dos Cânios do Sul.
Todos os dias na Praça XV haverá Blitz Ecológica com recolhimento de óleo de cozinha; recolhimento de lixo eletrônico; projeto: Adote uma Árvore; Divulgação das Unidades de Conservação PEVA e REVIS Ilha dos Lobos e Exposição do Grupo de Estudo de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (GEMARS). Nesta ação socioambiental vai ocorrer troca de ecobags (sacolas ecológicas) e mudas de árvores nativas por alimentos não perecíveis ou agasalhos que serão doados para famílias carentes. Confira toda a programação

Segunda-feira (25/06/2018):
Manhã e tarde: Oficina de “Geopercepção Ambiental: Projeto Geoparque” ministrada pela Geóloga Maria Elisabeth
Público: Alunos da Escola Zona Zul
Local: Parque da Guarita

14h: Trilha no Parque Estadual de Itapeva
Público: Alunos da Escola Zona Zul

Terça-feira (26/06/2018):
9h: Abertura oficial da Semana do Meio Ambiente com inauguração de placas educativas
Público: Todos munícipes e entidades ambientais convidados
Local: Calçadão, ao lado do quiosque Chapéu de Palha

Quarta-feira (27/06/2018):