Educação lança Projeto Geoparque vai às Escolas

Com o propósito de aproximar o Projeto Geoparque Cânions do Sul do meio estudantil torrense, será lançado nesta sexta-feira, 10 de agosto, o Projeto Geoparque vai às Escolas. A iniciativa ocorre às 9h, na Casa da Terra, localizada na Rua José Antonio Picoral com XV de Novembro. O evento será dirigido a cerca de 150 alunos da rede municipal de educação, grupo que será capacitado sobre a importância do Projeto para depois agir como multiplicador desta conscientização.

Os 150 alunos são oriundos das Escolas Municipais Zona Sul, Alcino Pedro Rodrigues e Manoel Ferreira Porto e já integram o Projeto de Primeiros Socorros na Escola, Salvando Vidas, Resgatando Almas, coordenado pela professora Andreia Mello.

De acordo com a secretária de Educação Silvia Maria Teixeira Pereira, o maior objetivo é ampliar o envolvimento comunitário através da educação para contribuir no processo de reconhecimento de geoparque pela Unesco. Entre as características exigidas pela Unesco para conceder o título de Geoparque estão, entre outros itens, a biodiversidade, paisagem, geodiversidade, infraestrutura turística e o envolvimento da comunidade. É neste quesito que entra o Projeto Geoparque vai às Escolas.

O Projeto Geoparque Cânions do Sul é integrado por sete municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina: Cambará do Sul, Jacinto Machado, Mampituba, Morro Grande, Praia Grande, Torres e Timbé do Sul. Este território reúne uma grande diversidade de sítios geológicos de particular interesse para o estudo da geologia, onde são promovidas estratégias de desenvolvimento sustentável baseada principalmente na conservação e na promoção educativa e turística do patrimônio geológico.

É este o programa do evento:

9h: Abertura

9h15min: Apresentação Artística com Lu Abel