Projeto Geoparque será apresentado à comunidade de Torres

A Prefeitura de Torres e Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul realizam na próxima terça-feira, dia 28 de agosto, o Geoparque em Cena. A proposta tem como principal objetivo apresentar à sociedade o que é o Projeto Geoparque Cânions do Sul e como esta iniciativa pode contribuir para o desenvolvimento turístico e econômico da região. O evento que é aberto ao público será realizado no auditório da Casa da Terra (Avenida José Picoral, esquina com a Rua XV de novembro), às 19h30.

A programação inclui palestra com o prefeito Carlos Souza, que também é presidente do Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul. A abordagem do prefeito terá como tema “Projeto Geoparque: o que vamos ganhar com isso?”. A segunda palestra da noite será com a professora do Instituto Federal Catarinense, Maria Emília Garbuio que irá falar sobre “O turismo como alavanca para o alcance da sustentabilidade ambiental, social e humanística das cidades costeiras turísticas”. O encontro será finalizado com a mestre em Geologia Flávia Fernanda Lima que falará sobre o “Projeto Geoparque: Uma estratégia para o desenvolvimento territorial”.

O Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul é formado por sete municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina: Torres, Cambará do Sul, Mampituba, Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande. A iniciativa busca o reconhecimento da região como um Geoparque Mundial da Unesco, por reunir neste território sítios geológicos de relevância internacional. Atualmente, existem 140 Geoparques da Unesco em 38 países. No Brasil, existe apenas um, o Geoparque Araripe, localizado no Ceará.