Festejos Farroupilhas terão programação no CTG da Vila e grande show com Shana Müller na Praça XV

Entre os dias 13 e 22 de setembro, será realizada em Torres, os Festejos Farroupilhas. Provas Campeiras, Artísticas, Esportivas, Culturais e Cavalgada, Celebração Crioula, CTGs convidados, comidas campeiras, bailantas e muito mais estarão presentes neste evento no CTG Porteira Gaúcha, na Vila São João. No feriado do dia 20, quinta-feira, ocorre o desfile alusivo ao Dia do Gaúcho. Os Festejos também estarão na Praça XV com um show nativista, no sábado, 22, às 19h com Shana Müller.

A festa do tradicionalismo gaúcho é uma realização do CTG Porteira Gaúcha, da Prefeitura de Torres, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Sistema Fecomércio/RS/Sesc/Senac. A abertura oficial do evento será dia 13, quinta-feira, às 21h, com a presença do prefeito Carlos Souza, de autoridades e a homenageada desta edição, a professora da rede municipal Almonita Gedeon Porto, também presidente do Conselho Municipal de Educação.

HOMENAGEADA

Almonita Gedeon Porto é natural de São Luís do Maranhão, com 19 anos mudou-se para Porto Alegre, entrando em contato com a cultura gaúcha pela primeira vez. Foi com seu segundo casamento que a tradição e o CTG passaram a ser parte dos costumes de Almonita. A prática do Gauchismo a levou a cavalgar por muitos lugares no Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, conduzida por um cavalo de andar macio e de passos largos, um belo Mangalarga Machador, de nome Magrão, tendo ainda o esposo como companheiro por 32 anos na sua vida.

Os festejos começam às 16h, do dia 13, com a busca da Chama Crioula com saída do Parque Odilo Webber Rodrigues até Praça XV, retornando para o Parque de Rodeios CTG Porteira Gaúcha. Todas as noites tem jantar dançante ou jantar campeiro, bailantas, torneios como de Laço Duplas, de Truco Cego, Laço Piá, Laço Guri, Prenda, Veterano e Sênios, Laço Pai e Filho, Quarentão (dupla) e Laço Vaca Parada.

Na quinta-feira pela manhã, dia 20, um dos destaques é às 8h, a concentração do CTG Porteira Gaúcha para cavalgada, desfile alusivo ao dia do Gaúcho. Às 9h, passagem pelo Parque do Balonismo até o Centro e retornando para o Parque até o CTG Querência das Torres para a extinção da chama Crioula Às 10h, missa crioula celebrada perlo padre Leonir Alves no Querência das Torres.

A programação segue no dia 22, sábado, às 17h, na Praça XV, com apresentações artísticas com grupos de Danças dos CTGs Porteira Gaúcha e Querência das Torres e Sarau de Declamações. A programação encerra às 19h com o grande show nativista da Shana Muller. Mais informações sobre a programação na página do CTG Porteira no Facebook.