Comunidade escolar da EMF Zona Sul cria Piquete Farroupilha

Neste mês de setembro, a tradição gaúcha tem um destaque dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zona Sul. Com o empenho de estudantes, professores e pais de alunos foi criado o Piquete Zona Sul. Pensando em valorizar a tradição e ensinar aos alunos a nossa cultura, a comunidade se envolveu, trazendo itens gaudérios e dedicando seu talento e tempo na organização do Piquete no saguão da Escola Zona Sul.

Conforme a diretora Letícia Grigoletto, ele é um espaço pequeno, mas rico em detalhes, pensados com carinho por todos. São vários itens da lida campeira ali presentes: indumentária gaúcha tradicional, chaleira de ferro, cuia, bomba, erva-mate, pelegos, ferros de passar roupa antigo, etc.

Este espaço tem sido utilizado pelos alunos para ouvirem “causos”, lendas gaúchas, músicas tradicionalistas, além de provar um acolhedor chimarrão. As turmas de pré-escolar e primeiros anos, nesta semana, além de conhecerem o espaço, puderam ouvir a lenda do quero-quero e a estória da Léia Cassol: “Marieta em coração de namorado”.

De acordo com os professores e funcionários da Escola, o legado que nossos antepassados nos deixaram precisa ser repassado às gerações futuras, porque percebe-se que nossa cultura vem sendo esquecida pelo modernismo. “Ser gaúcho envolve mais que comer churrasco ou tomar chimarrão, há muita história envolvida”, dizem. Com a iniciativa, os estudantes da Escola realizam um culto às tradições rio-grandenses, aprendendo mais sobre a cultura gaúcha.

 

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Pular para o conteúdo