Encontro de Integração na Casa da Terra marca a Semana Municipal do Idoso em Torres

Mais de 50 idosos participaram nesta quarta-feira, 26 de setembro, de ação promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos para marcar a Semana Municipal do Idoso. Orientações sobre Saúde e os Direitos dos Idosos foram tratados no bate-papo realizado na Casa da Terra, a partir das 14h. A iniciativa é em celebração a Semana Municipal do Idoso instituída por lei para sua realização na última semana de setembro e alusiva ao Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro.

As orientações foram passadas pelos técnicos da Saúde e as Orientações de Direitos pela diretoria do Conselho. Atividades Físicas também foram abordadas pelos educadores da Secretaria de Assistência Social. Técnicos da Saúde estavam no local aferindo a pressão arterial e prestando outras informações aos interessados, sobre HIV e Hepatites A,B e C, atendimento prestado pelo SAE-Serviço de Assistência Especializada da Secretaria Municipal de Saúde. Entre os presentes estava a secretária de Assistência, Neusa Carlo, e integrantes da diretoria do Conselho como a presidente Ingrid Emmer, o vice-presidente Antonio Carlos Ayres e a secretária e assistente social, Vanessa Benedet. Os Grupos de Convivências dos Idosos, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos das Praias Recreio e Itapeva também participaram do evento.

Na oportunidade, a diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa distribui o Estatuto do Idoso e uma Cartilha abordando o resumo destes direitos. Também divulgaram o trabalho do Conselho, que se reúne regularmente, sempre na segunda quarta-feira do mês, às 9h, na sede do Cras-Centro de Referência de Assistência Social, localizado na Rua Joaquim Porto, 801. Ainda divulgaram o próximo evento que deverá reunir novamente os idosos em Torres: o Encontro Municipal da Pessoa Idosa que vai ocorrer dia 30 de outubro, a partir das 14h, também na Casa da Terra com a palestra show “Faça da vida um show”, dentro da programação da 6ª Mostra de Artes da Secretaria de Assistência Social.