Começam as obras do Monumento TORRES na Prainha

Nesta próxima temporada de verão, moradores e visitantes de Torres terão um novo cartão-postal. Começou na última sexta-feira, 28 de setembro, as obras do Monumento Torres, a implantação do letreiro junto ao gramado da Prainha. O empreendimento é da Actor – Associação das Construtoras e Incorporadoras de Torres e consiste num marketing turístico para a cidade. Vai tornar-se uma grande atração para fotos, destacando o mar, o Morro do Farol e as Furnas, divulgando o nome de Torres para diferentes pontos dentro e fora do Brasil. A obra está licenciada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo e apoiada pelos integrantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente em documento assinado no dia 27 de agosto.

O projeto do letreiro Torres foi elaborado pela Secretaria de Planejamento e Participação Cidadã, atendendo solicitação da Actor. As letras em concreto armado serão inicialmente brancas, medindo 1,5 m de altura, 0,30 m de profundidade e largura total de 9,29m com volume de 2,65 metros cúbicos. No futuro, as letras poderão sofrer intervenção artística e cultural. Contará com iluminação embutida de solo, em alumínio usinado e difusor em acrílico com proteção. Terá também paisagismo com grama e mais vegetação ambientalmente compatível. Para a realização da obra pela Associação, a SMAURB concedeu a licença única LU 096/2018.

O apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente veio através da assinatura da presidente Ivana Freitas em documento divulgado pela entidade. É este o documento na íntegra: “Este Conselho, nas suas atribuições de Fórum de discussões ambientais, conforme solicitação, manifesta apoio a iniciativa positiva da Secretaria de Planejamento no estímulo a novas formas de identidade de nossa cidade. Nesta ação, a colocação de letras em concreto armado, formando o nome de Torres, que entrará na composição do cenário da Prainha, no que tange o ponto de vista ambiental, não há razão que sustente dano ecológico e/ou obstrução dos serviços ecológicos prestados pelos pequenos e diferentes ecossistemas do local, e diante dessa virtude, parabenizamos a Secretaria de Planejamento por realizar este serviço.”