Na abertura da 18ª Feira do Livro, prefeito destaca maior envolvimento da comunidade com o evento

A maioridade da Feira do Livro de Torres, que cresceu e tomou conta da cidade, foi o destaque do ato de abertura da 18ª edição, ocorrido nessa terça-feira, 9 de outubro, no Parque do Balonismo. Em sua fala, o prefeito Carlos Souza destacou a parceria com a comunidade, devido o grande envolvimento com os estudantes de Torres e suas famílias e também o comprometimento dos comerciantes por meio do projeto “Vitrine Literária”.

Citou também o maior número de escritores autografantes este ano, um total de 16, e ainda o investimento da Educação em mais de R$ 20mil na compra de livros para os alunos da rede municipal trabalharem em sala de aula com os autores presentes na Feira. A inovação do local para sediar o evento, ainda foi destacado pelo prefeito. Comentou que além de aproveitar a estrutura do Parque do Balonismo, o espaço ainda possibilita que todas as crianças do município tenham disponibilidade de passar no auditório para prestigiar os autores dos livros que foram estudados em aula.

O ato de abertura da 18ª Feira do Livro de Torres contou com a participação da patrona da Feira, Léia Cassol, do anfitrião Alfeu de Luca, do secretário de Turismo, Espote e Cultura, Alexandre Porcatt, da secretária de Educação, Silvia Teixeira, do presidente da Câmara e Vereadores, Fábio da Rosa, e autoridades locais.

Constou da atividade, um grande show do grupo Voice In, música a capela, que designa música vocal sem acompanhamento instrumental. Apesar de ser criado em 2016, o grupo é bastante conhecido do público. Foi grande o envolvimento dos cinco integrantes do Voice In com a plateia. Quase todas as músicas eram acompanhadas pelos presentes na cerimônia de abertura da Feira. O grupo foi muito aplaudido pelo público que encontrava no Parque do Balonismo.

ENCONTRO COM O AUTOR

A Madrinha da 18º edição da Feira do Livro de Torres, Léia Cassol fez nesta quarta-feira, 10 de outubro, sua primeira apresentação no momento “Encontro com o Autor”. O espaço dedicado aos encontros com os escritores convidados ficou totalmente ocupado pelos estudantes que vinham para a atividade com a Patrona do evento. Nascida paranaense, mas apaixonada pela cultura gaúcha, a escritora dedica-se a obras infantojuvenis e vem participando da inovação no formato da Feira este ano, que busca maior envolvimento da comunidade escolar e vivência do público jovem junto ao evento. Com os alunos, Cassol promoveu divertidas dinâmicas características de suas apresentações. Procurando transmitir sua paixão por histórias, Léia realiza atividades de contação, com música, teatro e dança.

Com patrocínio da Secretaria de Educação, as escolas da rede municipal de ensino trabalharam as obras dos autores que estariam nesta edição da Feira. Foram entregues às escolas kits literários contendo livros comprados pela SME, com títulos escolhidos pelos professores, para serem trabalhados em sala de aula. Os alunos do maternal ao 9º ano tiveram contato com os livros dos autores que tem disponibilidade de títulos conforme a faixa etária. Estão participando do evento: Cristhopher Kastensmedt, Dilan Camargo, Jacira Fagundes, Marcelo Spalding e Léia Cassol.

Além da programação da Feira, muitas são as atividades paralelas: Projeto Livro Solidário, Parque de Diversões, Espaço Agricultura Familiar e Casa da Terra, Exposição Palavra Ilustrada – A paz – IEL, Espaço Criança, Espaço Geoparque, Espaço Artes Plásticas, Espaço Web Feira e Unidade Móvel Senac, Encontro de Carros Antigos e Mara Torres. A Feira do Livro é promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte e Fecomércio Sesc Torres RS, com apoio do Instituto Estadual do Livro, Ulbra Torres, Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, Rita turística Caminhos dos Vales e das Águas.