Com a proximidade do Dia dos Finados, Prefeitura volta a orientar sobre combate à Dengue

Com a proximidade do Dia de Finados, a Secretaria de Saúde de Torres, por meio da Vigilância Ambiental e do Programa de Controle da Dengue, reforça, nos próximos dias, as ações de prevenção à Dengue nos cemitérios do município. A administração municipal  volta a orientar a população para que evitem o surgimento de novos criadouros do mosquito Aedes aegypti.

“Este ano, o Cemitério do Campo Bonito já apresentou focos positivos, por isso vamos reforçar o trabalho de orientação à população”, comenta o diretor de Vigilância em Saúde, biólogo Lasier França. “Pedimos à população que vai visitar seus entes queridos para que fique atenta e não deixe pratinhos ou embalagens plásticas que acumulem água. E também que substituam as flores naturais por artificiais, que não necessitam de água e tem uma maior durabilidade”, orienta. Informa que os cemitérios de Torres são visitados e monitorados a cada 15 dias. Os agentes de endemias fazem uma varredura à procura de focos do Aedes aegypti.

Confira dicas para a limpeza e manutenção dos túmulos nos cemitérios:

– Ao lavar os túmulos, troque a água dos vasos por terra ou areia;
– Observe se há locais com acúmulo de água e elimine-os;
-Prefira flores artificiais ou plantadas em vasos com terra (sem prato para aparar água);
– Retire as embalagens plásticas que acompanham os vasos de flores;
– Jogue no lixo os recipientes usados na limpeza dos túmulos;
– Coloque areia ou terra em locais do túmulo que possam acumular água;
– Retire os suportes que represam água nas capelas para queima de velas;
– Floreiras de concreto devem estar furadas, para permitir escoamento da água.